As varandas de António Novo, no Largo da Igreja, em Barcelinhos, foram as vencedoras, pelo segundo ano consecutivo, do Concurso Barcelos Florido, promovido pela Câmara Municipal de Barcelos com o objetivo de “embelezar o centro da cidade e a freguesia de Barcelinhos, com especial enfoque nas zonas históricas”.
Em segundo lugar, ficou a composição floral da Cooperativa Agrícola de Barcelos, na Rua Fernando de Magalhães.
O terceiro prémio foi atribuído a Maria da Conceição Silva, pelos arranjos florais com que decorou a sua varanda no Largo da Igreja, igualmente em Barcelinhos.
Nesta 14ª edição do Concurso Barcelos Florido participaram mais de 30 varandas de Barcelos e Barcelinhos. De acordo com o Município, “o Concurso Barcelos Florido é uma forma de envolvimento da comunidade local na promoção e animação turística da cidade” e foi criado com o “intuito de valorizar a parte estética da cidade de Barcelos e da freguesia de Barcelinhos, com vista a tornar as ruas, praças e avenidas mais apelativas visualmente e mais atrativas à fruição turística”. Por outro lado, “visa manter a tradição portuguesa de decorar as varandas e janelas que confrontem com o espaço público, potenciando o aparecimento de recantos de grande beleza resultantes da junção da arquitetura urbana com os conjuntos de flores”, salienta o Município.
Este, deu o exemplo através das varandas dos Paços do Concelho e do Posto de Turismo, transformando este dois locais em verdadeiros postais da cidade e valorizando, assim, o trabalho das mais de três dezenas de concorrentes.
A cerimónia de entrega de prémios está marcada para o dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, no Posto de Turismo.
Fotos: CMB.