As vantagens de ter um sistema de aquecimento adequado

Dezembro 5, 2021 Atualidade, Concelho, Economia

Poupar energia e dinheiro são os benefícios mais conhecidos e valorizados na substituição de sistemas de aquecimento por alternativas mais eficientes em termos energéticos.

No entanto, as mais valias sentidas vão muito além das poupanças diretas. Existem benefícios adicionais que não devem ser subestimados e que os consumidores devem ter em conta, nomeadamente:

– Conforto térmico: estar em casa e sentir-se bem, com uma temperatura estável, menor humanidade relativa e sem 2 mantas quando está no sofá pode ser muito importante para o bem-estar e saúde dos consumidores.

– Qualidade do ar interior: muitos equipamentos têm como vantagem melhorar a qualidade do ar interior, o que pode ser muito importante em casos de doenças respiratórias, incluindo na sua prevenção.

– Redução do impacto ambiental: a pegada ambiental está cada vez mais na agenda dos consumidores e a sua preocupação leva muitos a ter este aspeto como critério de compra.

– Menor dependência da flutuação de preços: para muitos é importante não depender da flutuação de preços ou dos fornecedores de energia, daí que optem pelas energias renováveis.

– Questões estéticas: os equipamentos mais recentes são desenhados para ter um menor impacte visual ou serem esteticamente mais agradáveis, tanto dentro como fora dos edifícios.

– Fácil utilização: os equipamentos são pensados para serem mais fáceis de utilizar, nomeadamente na sua regulação e/ou programação.

– Menor ocupação de espaço: o tamanho reduzido dos equipamentos, incluindo das unidades de armazenamento, é uma das vantagens dos modelos mais recentes, tornando-os atrativos para quem tem pouco espaço livre ou casas pequenas.

– Valorização do imóvel: integrar um sistema de aquecimento eficiente vai valorizar a sua casa, nomeadamente se pensar em vender ou arrendar.

Um inquérito promovido pelo Projeto HARP mostra que muitos consumidores valorizam e estão disponíveis para pagar um pouco mais ou mudar as suas escolhas para ter estes benefícios adicionais. Em Portugal, os consumidores valorizam sobretudo o conforto térmico, a qualidade do ar e a redução do impacto ambiental.

Use a nossa ferramenta para avaliar o sistema que tem e as opções mais eficientes disponíveis: http://bit.ly/HARP_app

O projeto HARP ajuda a saber a etiqueta energética do seu sistema de aquecimento e qual a melhor solução de substituição.

Para mais informações a DECO – Delegação Regional do Minho, sita na Avenida Batalhão Caçadores, 9, Viana do Castelo encontra-se disponível podendo contactar-nos através do 258 821 083 ou por e-mail para deco.minho@deco.pt. Visite o nosso site em www.deco.pt

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg
Tags:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima