Assembleia do Galo, da JSD Barcelos, debate “Jovens na Política”

Novembro 17, 2020 Atualidade, Concelho, Mundo, Política

Eurodeputada Lídia Pereira e deputado Alexandro Poço foram os oradores convidados

A JSD Barcelos promoveu, na passada quinta-feira (12 de novembro), mais uma Assembleia do Galo. Sob o mote “Jovens na Política”, a atividade contou com a presença de Lídia Pereira, eurodeputada e presidente da Juventude do Partido Popular Europeu (YEPP) e de Alexandre Poço, deputado à Assembleia da República e presidente da JSD Nacional.



Ao longo da conversa, os palestrantes convidados foram falando do seu percurso político e do trabalho que desenvolvem na Assembleia da República e Parlamento Europeu, respetivamente, referindo a importância da política ao serviço da comunidade e uma maior consciência por parte dos cidadãos do papel das instituições parlamentares. Os oradores sublinharam a dificuldade na comunicação das ideias que pretendem transmitir, muitas vezes centrada nos chamados “chavões políticos”, tendo as redes sociais se tornado um meio mais interativo de divulgação do seu trabalho e de alcance do público.

Foram, também, salientadas medidas consideradas estruturantes para o desenvolvimento económico e social em Portugal e na Europa. No âmbito europeu, Lídia Pereira destacou como áreas centrais a digitalização e o ambiente, referindo medidas como a criação do Euro Digital e a Lei Europeia do Clima. A nível nacional, Alexandre Poço apresentou seis propostas da JSD de alteração ao Orçamento de Estado, centradas na melhoria das condições da juventude ao nível do emprego, do ensino superior, do IRS jovem e do arrendamento.

A última parte foi dedicada às questões dos participantes, que assistiram ao evento através das redes sociais da JSD Barcelos. Questionados sobre a forma como os jovens políticos eram vistos nas organizações onde se inserem e na sociedade em geral, os convidados destacaram, por um lado, a relação equitativa com os seus pares mais experientes e a necessidade de contribuir positivamente para os debates realizados; por outro, a importância do foco nos objetivos propostos e na capacidade de trabalho para superar as dificuldades encontradas e combater estereótipos associados ao trabalho político. Outras temáticas foram abordadas, como a inclusão de temas de interesse dos jovens na agenda política, a participação e educação política, a situação política nacional e o atual sistema das listas de deputados.

Cartaz do evento (Imagem: JSD Barcelos)

As Assembleias do Galo são promovidas pela JSD Barcelos e “destinam-se à discussão de temas diversos da política e sociedade atuais com convidados destacados nas suas áreas, funcionando como espaços abertos de reflexão e debate sobre a situação do concelho e do país”, refere a estrutura jovem do PSD.

Fonte: JSD Barcelos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima