Atletas de três continentes em prova organizada pela Carlos Sá Nature Events

Outubro 17, 2019 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Três Patrimónios da Humanidade visitados na “Foz Côa Douro Trail Adventure”

Atletas vindos de 12 países fizeram da região do Douro e Foz Côa a sua casa. Viveram durante 7 dias um sonho que os fez usufruir de uma experiência única: correr em três Patrimónios da Humanidade.



Foram-lhes guiados os passos por entre locais tão emblemáticos como: Porto, Lamego, Torre de Moncorvo, São João da Pesqueira, Figueira de Castelo Rodrigo, Marialva e Vila Nova de Foz Côa.

Correram entre muralhas com centenas de anos, entre vinhas absolutamente maravilhosas e no único parque natural privado de Portugal – a Reserva da Faia Brava.

A 2ª edição do “Foz Côa Douro Trail Adventure” terminou em clima de festa, de companheirismo, de amizade, com muita emoção e algumas lágrimas à mistura. A saudade e a vontade de voltar no próximo ano eram bem visíveis no rosto dos participantes.

Foi de 5 a 11 de outubro que se desenrolou esta fantástica aventura, juntando, nesta edição, cerca de 80 atletas, oriundos de 12 nacionalidades, estando representados países como Singapura, Suíça, Brasil, Holanda, Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Israel, Bélgica, Hungria e Portugal distribuídos por 3 continentes.

O evento foi organizado pela Carlos Sá Nature Events e pelo Município de Vila Nova de Foz Côa, com o apoio de vários patrocinadores e outros municípios da região duriense, tais como; Lamego, Torre de Moncorvo, São João da Pesqueira, Pinhel, Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo. O Centro de Alto Rendimento de Remo e Canoagem do Pocinho foi a base logística para o evento.

Ao longo da semana, os atletas percorreram grande parte da região do Alto Douro Vinhateiro, correndo em cada dia uma determinada distância, mais longa ou mais curta, conforme tivessem optado pela versão Advanced ou Starter, respetivamente.

“O evento foi pensado para que os participantes pudessem disfrutar das paisagens de uma das mais belas e emblemáticas regiões de Portugal – o Alto Douro Vinhateiro (duplamente reconhecida pela UNESCO como património da Humanidade, quer pelos vinhedos quer pelas gravuras rupestres existentes na região. Mas foi também objetivo da organização dar a conhecer um pouco da história, da cultura e da gastronomia da região, complementando todos os dias de corrida com um momento cultural e de degustação dos sabores típicos”, referiu a organização.

O evento iniciou com uma etapa de corrida não competitiva, no sábado, dia 5 de outubro, na Zona Histórica do Porto. Nesta etapa, os participantes, guiados pelo seu anfitrião Carlos Sá, puderam apreciar as ruas pitorescas e monumentos de interesse da cidade, que foi reconhecida pela UNESCO em 1996 como Património Cultural da Humanidade, e vivenciar a energia e o reboliço citadino que tão bem a caracterizam na atualidade.

Ao longo da restante semana, os participantes puderam desafiar-se pelos trilhos do Vale do Douro, intercalando etapas mais longas e técnicas com outras mais curtas e menos duras, numa viagem que também os levou pela história remota de Portugal, os transportou pelas paisagens e sabores da região e os fez experienciar o calor e o bem receber das gentes portuguesas. 

O evento finalizou no dia 11 de outubro com uma etapa que se iniciou no carismático Museu do Côa e terminou no centro de Vila Nova de Foz Côa. 

Os resultados desta “aventura” foram:

Versão Advanced:

Vicente Juan García (ESP) – 13h17m05s.

César Picinin (BRA) – 13h28m16s.

Antonio Villegas (ESP) – 13h41m58s.

Versão Advanced:

Cláudia Nogueira (BRA) – 17h40m20s.

Maria Gerber (BRA) – 18h47m51s.

Liz Bailey (GBR) – 20h21m32s.

Versão Starter:

Bart-Jan Westerhof (HOL) – 11h23m00s.

Daniel Grenha Fonseca (POR) – 11h48m59s.

Garrad Bailey (GBR) – 19h27m07s.

Versão Starter:

Flávia Silva (BRA) – 13h17m33s.

Claudia Fasol (HOL) – 14h07m16s

Luciana Valle (BRA) – 18h15m24s.

A organização encontra-se já a trabalhar para fazer crescer a família do “Foz Côa Douro Trail Adventure”. As datas para a 3ª edição desta “aventura” já estão definidas: de 3 a 9 de outubro de 2020 e as inscrições já se encontram abertas.

Mais informações e inscrições em: www.carlossanatureevents.com (basta clicar no link para aceder automaticamente).

Fonte: CSNE.

Fotos: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Perdida em mim…

Vagueio na solidão Sem saber para onde vou Só, de mim, Perdida
Ir Para Cima