A competição realiza-se na Austrália
Ana Rita Rego, da JING-SHE – Escola de Wushu Kungfu de Famalicão, residente no concelho de Barcelos, vai representar Portugal no 8º Campeonato do Mundo de Health Qigong, que se realiza de 08 a 13 de agosto em Melbourne, na Austrália. A atleta estará ao serviço da Seleção Nacional de Qigong, da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas UPD. Esta é a maior competição oficial da modalidade, da responsabilidade da International Health Qigong Federation – IHQF, e realizada bianualmente.
A atleta, prestes a completar 38 anos, vai competir nas provas individuais femininas Yi Jin Jing (forma de transformação dos músculos e tendões) e Wu Qin Xi (forma dos Cinco Animais), no escalão seniores (18-45 anos).
Ana Rita Rego parte para a Austrália no próximo dia 6 de agosto, juntamente com o seu treinador, Alexandre Oliveira. Para além da competição, participará num curso de formação avançada e fará exames teórico e prático para obtenção da graduação de 4º Duan de Health Qigong da IHQF.
A barcelense tem no seu currículo internacional 4 Ouros Europeus (Inglaterra 2018 e França 2016), 2 Ouros Mundiais (Holanda 2017 e Portugal 2015) e 2 Pratas Mundiais (Portugal 2015), sendo a atleta mais medalhada em Ouros no desporto Qigong em Portugal, contribuindo de forma de determinante para o espólio federativo nacional em representação oficial do País, e elevando a representação da escola JING-SHE.
Em março deste ano, Ana Rita Rego foi a vencedora do prémio “O Minhoto – Troféus Desportivos do Minho”, na categoria Artes Marciais, tendo sido também distinguida como “Atleta feminina do Ano 2018”, pela Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas.
Para o Campeonato do Mundo em Melbourne, a atleta conta com o apoio dos municípios de Barcelos e Famalicão, da Junta de Freguesia de Viatodos, e de empresas patrocinadoras da região do Minho e da cidade do Porto.
Foto: DR.