O barcelense, de Bastuço São João, Hugo Pinheiro estreou-se no passado dia 10 de setembro, no Estádio La Pedrera, em San Luís – Argentina, precisamente contra a equipa da casa.
“Lutámos até ao fim por um resultado positivo”
Mais uma vez, através do seu amigo Miguel Bastos, o jogador da seleção nacional de futebol adaptado fez-nos chegar o “antes e o depois” do primeiro jogo das cores nacionais, numa espécie de diário para que o leitor conheça melhor os meandros destas competições.
Hugo Pinheiro:
“Levantámos às 9h00, pequeno-almoço às 9h30, com descanso de 1 hora. A seguir, fizemos ginásio para ativar as pernas. Almoço, partida às 14h15 para o jogo. Chegada só às 15h30 ao campo. O jogo adiado para as 17h30.
Um bom começo de jogo nosso, com a primeira oportunidade a ser nossa. A partir daí, uma desconcentração nossa e golo da Argentina, que é, somente, a quinta melhor seleção do Mundo em futebol adaptado.
Passados dez minutos, uma perda de bola nossa e golo deles.
Aos cinco minutos da segunda parte, livre a nosso favor e golo de Luís Ferreira.
Com apenas um golo de diferença, o jogo foi repartido, com Portugal a arriscar o empate.
Esse risco penalizou a nossa equipa nos minutos finais, onde subimos já em desespero e eles em contra-ataque marcaram.
Resultado injusto! O empate era um prémio para as duas equipas. Mesmo assim, estamos muito contentes com a nossa prestação.
Segue-se, agora, a Rússia, que é a sétima melhor equipa do Mundo. Portugal, para quem não sabe, é o décimo primeiro classificado.
Tudo vamos fazer para dignificar o nosso país.
Um muito obrigado a todas as mensagens de apoio que têm chegado aqui à Argentina. Sentimos isso com muita gratidão!”
Como nos contou o Hugo Pinheiro, o resultado final foi um Argentina 3 – Portugal 1. No outro jogo do grupo, a Rússia, adversário seguinte dos portugueses, goleou o Irão por 6-2.

Dois dias depois, ou seja, ontem, Portugal defrontou a poderosa Rússia, vinda de um resultado moralizador e com melhor ranking que os portugueses.
Novamente na primeira pessoa, Hugo Pinheiro conta-nos como foi esse jogo:
“Entrámos mal, a perder aos 3 minutos de jogo, num remate fora da área. Depois, recuámos no terreno. Tinha que ser! Eles trocam muito bem a bola!
Aos 18 minutos de jogo, tivemos uma oportunidade de golo que não concretizámos. Até que aos 25 minutos, eles fazem o segundo golo.
Na segunda parte, entrámos bem. A defender cá atrás e a tentar sair para o contra-ataque. Por volta do quarto de hora, eles marcam o 3º golo. A partir daí, tivemos mais bola e tivemos uma ou duas grandes oportunidades de golo. Nota para a estreia na seleção de Ivo Correia.
Jogámos contra a melhor equipa do Mundo e, mesmo perdendo, deixámos uma boa imagem.”
Sendo assim, e como se pode constatar das palavras do jogador barcelense, o resultado final foi um Rússia 3 – Portugal 0. No outro jogo da 2ª jornada, a equipa da casa, a Argentina, foi goleada. Irão 8 – Argentina 3 foi o resultado final.

O grupo é liderado pela Rússia, com 6 pontos, fruto de 2 vitórias. Segue-se o Irão e a Argentina, com 3. Apesar do bom futebol e da “luta” que tem dado em campo, a seleção portuguesa ainda não conseguiu pontuar.
Fotos: DR.