Barcelense Joaquim Sousa sagra-se Campeão Ibérico de Orientação

Janeiro 29, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Realizou-se este fim de semana, de 27 e 28 de janeiro, em Burgohondo, Espanha, o Campeonato Ibérico Masculino de Orientação Pedestre 2018.



Este Campeonato Ibérico é constituído por três etapas de Orientação: no sábado de manhã, uma prova de distância média (prova para durar entre 30 a 35 minutos e realizada na floresta) e à tarde uma prova de sprint (prova para dura de 13 a 15 minutos e normalmente realizada em zona urbana), ficando para domingo a prova de distância longa (prova para durar de 55 a 60 minutos e realizada, de novo, na floresta), sendo o resultado final apurado no conjunto das três etapas.

Sprint

“Este Ibérico teve nas três etapas, três terrenos completamente distintos, sendo o da distância média constituído por terreno montanhoso de floresta e com muita pedra, o que além de dificultar a progressão dos atletas, também constituiu um problema na localização exata dos pontos de controlo. O sprint teve dois tipos de terreno diferentes: começou com um pouco de floresta, com o restante percurso em zona urbana. A distância longa foi num terreno mais aberto, com muitas zonas de cultivo, muitos muros e, também, muita pedra, tornando a prova mais rápida mas muito dura fisicamente”, salientou Joaquim Sousa.

Distância Longa

Joaquim Sousa, atleta de Galegos Santa Maria a representar o Clube de Orientação do Centro, venceu as três etapas e conquistou o “IV Trofeo Maximus” (para este troféu contavam as três etapa e todos os atletas presentes, mas para o Campeonato Ibérico apenas os atletas de Portugal e Espanha poderiam vencer o titulo Ibérico) e, também, o Titulo de Campeão Ibérico, em H45.

“Pessoalmente, quero agradecer à SERFISIO Barcelos pelo apoio prestado na minha preparação e recuperação, apoio que tem sido fundamental em todas as conquistas”, terminou o Campeão Ibérico.

Distância Média

Fonte e fotos: JS.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Lionismo e diabetes

O Lionismo é um Movimento de Serviço Internacional, que está em mais
Ir Para Cima