No último domingo, dia 13 de agosto, José Faria participou na 1ª edição do ZOELAETRAIL, em Bragança, conquistando um ótimo 2º lugar no escalão Elite da prova longa (25km).
O atleta da SALMING PORTUGAL completou o percurso de 25 km em 2 horas e 21 minutos, o que lhe garantiu, também, o 12º lugar da classificação geral.
Pedro Rodrigues (ACADÉMICO MOGADOURO) foi o grande vencedor da prova, com o tempo de 1 hora e 52 minutos. No setor feminino, a vitória coube a Lucinda Moreiras (AMIGOS DO CAMPO REDONDO), com o registo de 2 horas e 8 minutos.
Na prova curta, os vencedores foram David Quelhas (COIMBRA TRAIL-RUNNING) e Mónica Moreiras (AMIGOS DO CAMPO REDONDO).
José Faria, atleta barcelense de 31 anos, campeão nacional de Trail Ultra-Endurance com a equipa EDV-VIANA TRAIL, é uma referência entre os amantes de longas distâncias. Conhecido pela sua regularidade e resistência, tem um amplo currículo, onde se pode destacar o 5º lugar da classificação geral no UTAX (2015), 5º lugar da classificação geral no PT281 + (2016), 3º lugar da Classificação geral nas 100 milhas (160K) do “Oh Meu Deus” (2017) e 3º lugar da Classificação geral no PT281 + (2017).
Atleta da marca sueca SALMING desde o início deste mês, conforme noticiámos na altura, José Faria já confirmou sua próxima presença no Desafio Cantabria, em Espanha, e noutros eventos europeus. Faria irá competir com o novo modelo T5 TRAIL e TRAIL T3.
Já sobre o ZOELAETRAIL, este é organizado pelo Município de Bragança e esteve integrado nas comemorações da “Festa da História”.
Nesta primeira edição, as provas decorreram na Serra de Nogueira, local onde existe a maior mancha espontânea de carvalho negral da Europa. A fauna e flora existentes no conjunto das serras Nogueira / Montesinho destacam-se no contexto nacional. Foram várias as circunstâncias que concorreram, ao longo do tempo, para que este território se assuma hoje como marco incontornável da biodiversidade nacional.
O 1º ZOELAE TRAIL foi constituído por duas provas e uma caminhada: ZOELAE TRAIL Longo (25km), ZOELAE TRAIL Curto (17km) e ZOELAE Caminhada.
Este evento teve lugar num território em tempos ocupado por um povo pré-romano – os Zoelae. Embora a sua origem seja desconhecida, vários autores apontam os ZOELAE como um dos mais antigos grupos étnicos da Península Ibérica.
Fonte e fotos: TRB.