Barcelenses Bernardo Vieira e Alexandre Oliveira são campeões europeus de Kung-Fu Tradicional

Maio 5, 2019 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Atleta e treinador, da Jing-she, competiram em Moscovo, na Rússia

O 5º Campeonato da Europa de Kungfu Tradicional, que decorreu em Moscovo, na Rússia, entre 25 de abril a 1 de maio, terminou com um balanço positivo para Portugal, no qual se incluem três pódios dos quatro atletas da Escola Jing-She (dois Ouros e um Bronze) que integraram a Seleção Nacional de Wushu, que representou o nosso País. No total, a Seleção Nacional de Wushu conquistou 26 pódios, numa participação bastante positiva de Portugal neste Europeu.



Bernardo Vieira, de 13 anos, residente em Silveiros, realizou um excelente primeiro dia de Europeu, com provas de elevado nível de performance, a 28 de abril, no escalão 12-14 anos, classificando-se em 6º lugar com uma excelente prova e pontuação de 8.15 em Shaolinquan. O atleta fez uma prova quase irrepreensível, nesta que foi a sua primeira vez a competir com o estilo Shaolinquan em competições internacionais ao serviço da seleção.

Nos 2º e 3º dias do Campeonato da Europa, o atleta competiu em mais duas provas. Na manhã de 29 de abril, Bernardo Vieira classificou-se em 4º lugar em Daoshu Tradicional 12-14 anos, com um desempenho de grande qualidade, e a pontuação de 8.13. O atleta realizou a sua última prova individual no Europeu na tarde de 30 de abril, em Gunshu Tradicional 12-14 anos, classificando-se em 5º lugar com 8.19.

No 4º e último dia de provas, Bernardo Vieira e José Silva sagram-se Campeões Europeus, conquistando o Ouro no 5º Campeonato da Europa de KungFu Tradicional. Os atletas são Campeões Europeus de Duilian Tradicional com Armas na categoria cadetes 12-14 anos. Com nota de 7.80, os jovens portugueses superaram a dupla da Rússia, que obteve 7.33.

Bernardo Vieira treina desde os 5 anos na Jing-She e conta com 10 pódios europeus, entre os quais, 2 títulos de Campeão Europeu, 3 de Vice-Campeão Europeu e 5 Bronzes (desde 2015). Conquistou, ainda, um 4º lugar no mundial do Brasil, em 2018, e tem dezenas de títulos nacionais desde 2013. Agora, soma mais um título Europeu ao seu já valoroso currículo internacional.

Os atletas encerraram no topo, com a sua prova e pódio, a participação de Portugal no Europeu.

O treinador dos atletas Alexandre Oliveira, também treinador e team leader da Seleção Nacional, residente em Viatodos, enaltece “os atletas pela evolução na qualidade técnica demonstrada neste Europeu. Este é o seguimento do trabalho desenvolvido diariamente com estes quatro atletas, ao longo dos últimos 8 anos. A perseverança e consistência no treino são a chave do sucesso e isto será determinante para os resultados dos próximos anos”.

Sobre a participação dos seus atletas e de toda a Seleção de Portugal neste Europeu, a também barcelense Ana Rita Rego, Presidente da Direção da Associação Desportiva de Wushu Jing-She, deixa felicitações “a toda a comitiva da Seleção Nacional de Wushu que representou Portugal no 5º Campeonato da Europa de Kung-Fu Tradicional em Moscovo, pela conquista de 26 pódios em cerca de 70 provas. Com um esforço incansável, esta Seleção elevou o nome de Portugal na Europa. Congratulamos todos por esta participação emocionante de Portugal no Europeu. Que o futuro traga a todos o maior sucesso. Para a Jing-She, estes resultados são um pequeno vislumbre do empenho incondicional diário da equipa técnica, dos atletas e dos pais. O fruto da paixão que envolve os que têm construído este projeto desde 2008, em conjunto com o sonho que se tem vindo a concretizar, ano após ano, de representar as Artes Marciais Chinesas ao mais alto nível, em Portugal, na Europa e Mundo.”

Fotos: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima