
Chega ao fim mais um ano. 2019 foi marcado por momentos de uma intensidade desafiante. Momentos esses que nos fizeram remexer interna e externamente, revelando-nos, a cada dia, que tudo é constante descoberta e aprendizagem. Se achávamos que já muito conhecíamos e controlávamos, a vida tratou de nos desenganar. Estar aberto ao fluxo e correnteza da existência é melhor presságio. Enquanto co-criamos a nossa realidade, chegam até nós informações e sinais, basta que estejamos sintonizados com o Presente. Esse estado de presença, ou plena atenção, permite-nos observar os nossos pensamentos e as nossas emoções e, em função das situações, decidirmos como reagir. Este estado de consciência adquire-se com disciplina, mas, sobretudo, com comprometimento ao nosso processo de evolução espiritual. Nesse sentido, compreendemos que por este processo passamos todos, com diferentes ritmos, é certo, – somos seres únicos, jamais nos podemos comparar e/ou julgar -, e que não existe separação. Isto é, todas as nossas ações desencadeiam reações em nós e no próximo.
Também por isso, este ano, decidimos criar a rubrica “Barcelenses Inspiradores”. Este espaço tinha, e tem, a pretensão de ser um canal de comunicação com o público barcelense e não só. Ao contar histórias inspiradoras em nós reverbera a possibilidade do sonho tornado realidade. E todos temos um papel nesta história. Porque todos habitamos um palco. E esse grande palco tem os alicerces bem cimentados em Barcelos.
Agradecemos imenso a todos os que, até ao momento, participaram na rubrica e contaram a sua versão da história. Em 2020, entrarão neste “palco” novos personagens, novos adereços e novas paisagens. A vida não pára de nos surpreender, o “Barcelenses Inspiradores” também não.
Boas Festas e um extraordinário e inspirador 2020!
Por: Sandra Santos (Poeta e Tradutora) e Iara Brito (Criminóloga)*.
(* A redação do artigo é única e exclusivamente da responsabilidade das autoras)
Foto: DR.