
Deixe-se inspirar pelas lições e histórias do empreendedor Raúl Peixoto.
Se tiver interesse em participar ou em sugerir alguém inspirador para esta rubrica, escreva para o email: barcelensesinspiradores@outlook.pt.
Raúl Peixoto, com 24 anos, é natural de Tamel Santa Leocádia, Barcelos.
É Licenciado em Gestão pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e o seu percurso académico fica marcado pelo envolvimento no associativismo, criando várias iniciativas e eventos diferenciadores, ligados à aproximação dos alunos ao mercado de trabalho. Foi, também, fundador da Associação de Gestão IPVC, que foi a primeira associação de um curso do Instituto.
Atualmente, é cofundador e CFO da B&BI, uma agência de marketing de influência, fundador da Royal Network, consultor da marca I Have The Power e fundador de um grupo empresarial de jovens empreendedores chamado Ana.Vi Group.
Um jovem dinâmico e empreendedor, o Raúl é um apaixonado pela vida!
Quem és tu? Conta-nos quem és apenas como tu te conheces.
O meu nome é Raúl Peixoto, tenho 24 anos, e vivo numa pequena freguesia de Barcelos, chamada Tamel Santa Leocádia.
Com o passar dos anos, percebi que me sentia muito desconfortável quando não sabia conversar acerca de algum assunto sobre o qual era abordado. Essa intolerância à ignorância fez-me investir naquela que, hoje em dia, considero ser a minha maior paixão: o conhecimento.
Quando descobri o poder do conhecimento, uma das coisas que percebi é que os sonhos se tornam realidade e que eu também poderia sonhar.
Hoje, sou um sonhador, uma pessoa que não aceita menos do que aquilo que nasceu para ser. E todos nascemos para ter êxito na vida! Sou uma pessoa motivada, que gosta de ajudar a despertar o melhor que existe nas outras pessoas. Gosto de gerar oportunidades, adoro ação e detesto estagnação. Sou persistente, não desisto dos meus sonhos, nem dos que caminham a meu lado!
Gosto de estar com pessoas interessantes, de ouvir histórias de sucesso, conhecer pessoas que fazem coisas grandiosas e que não têm medo de arriscar! Sou muito positivo, focado em soluções para os desafios que surgem.
Sou católico, muito crente, com grande ligação a Deus.
O que fazes é uma extensão de quem és e do teu propósito de vida?
O que eu faço no meu dia a dia está completamente alinhado com o que pretendo atingir no meu futuro. Considero que sou uma pessoa abençoada, por a vida ter colocado as pessoas certas no meu caminho e eu ter tido a capacidade de aproveitar as oportunidades de me manter junto dessas pessoas. Sou um abençoado também por ter crescido com exemplos de persistência, que fazem com que tenha a força necessária para superar os desafios que a vida me coloca. Hoje, considero que o meu maior segredo é ter ao meu lado pessoas que estimulam a minha vontade de vencer e de sonhar cada vez mais.
Dedico a minha vida a projetos próprios, cada um com o seu propósito bem definido. Gostamos de adicionar valor e, por isso mesmo, todos os projetos em que estou incluído marcam pela sua diferença.
Sou diretor financeiro e comercial da B&BI, agência de marketing de influência que fundámos em 2019 e que evolui a cada semana que passa. Sou fundador da Royal Network, um projeto na indústria de Network Marketing, altamente diferenciador no mercado em que atua, em que estamos a implementar uma forma muito especial e disruptiva de estar nos negócios. Sou consultor numa empresa de excelência pessoal, chamada I Have The Power, onde treinamos pessoas para o êxito através de ferramentas que permitem que as pessoas descubram o melhor de si mesmas e, com isso, atinjam melhores resultados nas suas vidas. E estou a criar, em conjunto com um grupo de jovens empreendedores, o Ana.Vi Group, um grupo empresarial que tem como visão demonstrar que mentes jovens podem mudar o mundo.
Tudo o que faço tem uma coisa em comum: as pessoas. São projetos com valores fortes, com propósitos profundos e com um enorme sentido de missão incutido.
Acredito que temos a responsabilidade de deixar uma marca no mundo, para que o possamos deixar um pouco melhor e, por isso mesmo, o meu papel é deixar um legado para as pessoas que ficam, poderem ter o exemplo de alguém que sonhou e que tornou os seus sonhos realidade, contribuindo para o bem de todos.
Se pudesses ter a atenção do mundo durante 5 minutos, o que dirias ou farias?
Se tivesse a atenção do mundo, simultaneamente, durante 5 minutos, teria que estudar todas as palavras que iria dizer e a forma como diria para que cada milésimo de segundo pudesse ser aproveitado e a mensagem fosse passada em todos os momentos, porque quem comunica para o mundo em simultâneo tem responsabilidade naquilo que diz e faz, e as suas palavras têm consequências. E vendo as coisas da perspetiva que vou expor, é muito próximo daquilo que acontece hoje em dia, sem nos apercebermos. Nos dias de hoje, já comunicamos para todo o mundo, digitalmente. E, sem termos noção disso, somos exemplos para algumas pessoas que seguem aquilo que fazemos. Uma boa reflexão para percebermos aquilo que estamos a comunicar diariamente com quem se cruza connosco.
Por isso mesmo, a mensagem que passaria nesses 5 minutos seria um apelo a que as pessoas parassem para refletir na situação atual em que se encontram. Perceberem se estão realizadas com o que são, com o fazem e com o que têm. Se não estiverem, que reflitam no que estão a fazer, pois alguma coisa não estão a fazer certo para gerar os resultados que procuram. Quando perceberem o que estão a fazer errado na sua forma de pensar e de agir, alterem os seus comportamentos, em função dos seus sonhos e objetivos. E que sejam persistentes no caminho que definiram para si próprios.
Um limoeiro dará sempre limões por muito que retire o fruto da árvore. A menos que mude a semente, os frutos serão sempre os mesmos.
O que semeamos é aquilo que colhemos, portanto, se queremos resultados diferentes, devemos fazer coisas diferentes.

Qual foi o acontecimento que mais te marcou até hoje?
Pensei algum tempo sobre esta questão, e, muito francamente, não consigo especificar um único momento que tenha sido mais marcante no meu percurso. Olhando para tudo aquilo que me aconteceu até hoje, foram tantos os momentos que me marcaram, de tantas formas diferentes, que todos eles foram demasiadamente importantes para que possa especificar apenas um. Desde pessoas magníficas com quem partilhei grandes experiências, formações que frequentei que mudaram o rumo da minha vida, livros apaixonantes que fizeram com que alterasse a forma de me comportar, pessoas que conheci que são extremamente importantes no meu caminho, experiências absolutamente incríveis que tive, aventuras emocionantes, e continuaria…Sou muito grato por tudo aquilo que me acontece em todos os momentos.
Curiosidades do Convidado
Qual é o teu livro preferido? E o teu filme?
O meu livro favorito é o “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie, um livro que muda perspetivas sobre a forma como lidamos com os outros.
O meu filme favorito é o “Lobo de Wall Street”, uma história real de uma pessoa que não desiste do caminho do sucesso. Percorre maus caminhos, mas termina utilizando o conhecimento para o bem.
Qual foi a viagem que mais te marcou?
Ainda não sou uma pessoa que colecionou um grande leque de viagens, contudo, destacaria a que estou a fazer neste preciso momento. Estou a escrever a partir de Barcelona, onde estou a participar num seminário de T. Harv Eker, onde estou a aprender como as pessoas mais ricas do mundo lidam com o dinheiro e olham para o dinheiro. Está a ser fantástico!
Que viagem de sonho ainda pretendes realizar?
Irei fazer, em breve, a famosa viagem à Índia e vivenciar a cultura do país.
Qual é a tua atividade de tempo livre preferida?
A atividade que mais gosto de fazer nos meus tempos livres é aprender, seja em seminários ou livros.
Qual é a tua maior habilidade?
Considero que uma das minhas maiores habilidades é fazer boas perguntas.
O que seria para ti um dia perfeito?
Seria um dia em que conciliaria um local fantástico, de preferência, entre a natureza, com os meus amigos, a minha família, atividades em que nos divertimos em conjunto, e boa comida e bebida para todos ao mesmo tempo que partilhamos histórias entre nós.
Diz-nos um barcelense e um não barcelense que te inspirem e porquê.
Relativamente ao barcelense que me inspira, terei que mencionar duas pessoas, uma com quem convivo de perto e outra que acompanho nos “bastidores”. Uma das pessoas que mais me inspira é o meu pai. Trabalha muito e tem a capacidade de manter um espírito positivo e a força de incentivar a sua família a lutar pelo melhor, e concretizar os seus sonhos. Uma fonte de motivação e de confiança para a sua família!
O segundo barcelense que é, para mim, uma inspiração é o Jorginho “Turismo”, como é conhecido. Uma pessoa que pensa em grande, vai em busca dos seus sonhos e comunica ao mundo sem receio algum. Causa impacto pela sua criatividade e autenticidade. Uma referência para os sonhadores da nossa cidade!
Relativamente ao não barcelense, mencionaria alguns nomes que me deixam fascinado sempre que vejo algum vídeo deles, ou leio algo que escreveram: Steve Jobs, Bill Gates, Jim Rohn, Elon Musk, Mark Zuckerberg, Adelino Cunha, Nelson Mandela, Jack Ma, Jeff Bezos, Simon Sinek, Napoleon Hill, Dale Carnegie. São mentes que marcam o mundo, criaram algo diferente, são exemplos de sucesso, e que me inspiram diariamente.
Pergunta mistério do convidado da semana anterior, António Godinho.
Se pudesses inventar algo espetacular ou fazer uma descoberta incrível, que invento ou descoberta seriam?
Gostava de inventar algo que terminasse com a falta de acesso a água potável de alguns povos no mundo. Sensibiliza-me o facto de haver locais no mundo em que as crianças não têm acesso a água potável e, por isso mesmo, têm que percorrer quilómetros diariamente para recolherem a água para si e para as suas famílias. Para o fazerem, têm que abdicar de ir às aulas e, ao fazerem o percurso carregando os garrafões de água, ganham problemas nas costas. Ao consumirem a água que foram recolher, ganham várias doenças, porque a água não é potável. É um ciclo de morte assustador e que, se conseguisse ter um estalar de dedos mágico que fizesse com que esse problema acabasse, sentir-me-ia realizado ao utilizá-lo!
Uma mensagem* inspiradora…
Para o caro leitor do jornal e desta rubrica gostava de lhe dar os parabéns!! Leu a entrevista até ao fim, significa que concretiza as coisas que começa! Uma larga percentagem das pessoas que iniciam as coisas, desistem a meio ou não as leva até ao fim, por isso, significa que tem algo de especial em si!
Utilize essa sua capacidade em função dos seus sonhos e estou certo de que coisas muito boas irão acontecer para si e para as pessoas que gostam de si.
“É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado.”
Tony Robbins
* Nota: Mensagem em latim significa mens agitat molem, ou seja, “o espírito agita a matéria”.
Por: Sandra Santos (Poeta e Tradutora) e Iara Brito (Criminóloga)*. (* A redação do artigo é única e exclusivamente da responsabilidade das autoras)