Barcelos assinala o Dia Municipal para a Igualdade

Outubro 16, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo, Política

O Município de Barcelos adere à Semana Nacional pelo Combate às Desigualdades, que decorre entre 17 e 27 de outubro, sob o tema “Junt@s seremos + Igualdade de Desenvolvimento”.



Assinalando-se, no dia 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade, o Município de Barcelos comemora a efeméride com uma campanha de sensibilização, em que vão ser colocadas mensagens alusivas ao tema em bancos de jardim no centro da cidade, de forma a chamar a atenção à comunidade em geral e através de uma exposição na Biblioteca Municipal de obras literárias na área da igualdade e não discriminação.

Recorde-se que em junho do ano passado, o Município assinou um Protocolo de Cooperação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), de onde resulta o Projeto “Cávado + Igual”, organizado pela CIM Cávado e pelos parceiros que a integram.

Este protocolo vem contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos, igualdade e não discriminação. Alinhado com a visão abrangente e multissetorial da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual” (ENIND), o Município pretende intervir nas seguintes áreas: promoção da igualdade entre mulheres e homens, prevenção e combate de todas as formas de violência contra as mulheres e violência doméstica, incluindo a violência no namoro e as práticas tradicionais nefastas, como a mutilação genital feminina e os casamentos infantis, precoces e forçados, e a prevenção e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e caraterísticas sexuais.

“Barcelos tem vindo a desenvolver um trabalho significativo no combate à violência e na promoção da igualdade e não discriminação, através de sinergias com os parceiros da Rede Social”, refere o Município em nota.

Fonte e imagem: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima