Barcelos associa-se à iniciativa “Abril, mês da prevenção dos maus-tratos na infância”

Abril 12, 2021 Ação Social, Atualidade, Concelho, Mundo

O Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal, está a desenvolver ao longo de todo o mês de abril, no âmbito da campanha “Abril, mês da prevenção dos maus-tratos na infância” um conjunto de iniciativas.

A decorrer até ao final do mês, está a iniciativa “Um laço… um livro”, que convida a população a oferecer à Biblioteca Municipal um laço azul com uma mensagem alusiva à temática, em troca, leva para casa um livro.

Destinadas a toda a família, existem mais duas iniciativas na Biblioteca Municipal: a exposição “Livros que fazem bater o coração” e “Sacos andarilhos”. Trata-se de um conjunto de dez sacos com uma seleção de cinco livros e um DVD. Cada saco é referente a uma temática, desde a família aos afetos, para ser trabalhada entre pais e filhos.

A iniciativa, desenvolvida em colaboração com a CPCJ de Barcelos, as Bibliotecas Escolares e as escolas do concelho, conta, ainda, com a inauguração do painel “Olhares sobre os nossos direitos”, no Centro Escolar de Barqueiros, dia 27, às 15h00. Será divulgado, também, o filme “Os direitos no olhar de uma criança”, baseado em testemunhos de alunos, que revisitaram os sete painéis anteriormente colocados em Agrupamentos Escolares do concelho.

Para o Dia Mundial do Livro, 23 de abril, às 10h00, está reservada a apresentação do livro “Ailé! Ailé! Zeca contado e cantado”, com José Fanha e Daniel Completo.

No mesmo dia, com sessões às 14h30 e às 18h00, será lançado o livro “Uma Caneca Mágica: Conto Redondo”, nascido do projeto Canecas, da EB Rosa Ramalho. Antes, dia 14, às 10h00, haverá uma conversa com a escritora Manuela Mota Ribeiro. Todas as iniciativas irão acontecer em formato digital.

O programa conta também com duas conferências: “O que me faz crescer”, com Inês Poeiras, da Associação Caminhos da Infância, dia 22, às 18h00, e “Políticas de Prevenção e Proteção de Risco Infantil em Tempos Pandémicos”, com Manuel Sarmento, investigador do Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho, dia 26, às 18h00.

Estas iniciativas também serão via ZOOM e as inscrições poderão ser efetuadas em biblioteca@cm-barcelos.pt.
Ao longo do mês, acontecem também jogos de tabuleiro e o ateliê “ A Cruzada das Crianças”, baseado no livro de Afonso Cruz, na Biblioteca Municipal, e sessões de cinema pela ZOOM – CineClube de Barcelos.

Fonte: CMB

Foto: @jonathanborba

PUB

WhatsApp-Image-2021-04-09-at-14.18.52.jpeg

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima