Barcelos com programa diversificado para a Páscoa

Março 23, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Desporto, Educação

Durante esta época pascoal, a Câmara Municipal de Barcelos promove um vasto conjunto de iniciativas lúdicas e culturais destinadas a diferentes públicos, com especial enfoque nas atividades de ocupação de tempos livres para os mais novos.



O programa de atividades promovido pelo Município de Barcelos começa já no próximo domingo, dia 25 de março, pelas 17h00, com o “Concerto de Páscoa”, protagonizado pela Orquestra da Costa Atlântica, na Igreja Matriz.

Constituída por um efetivo de 60 instrumentistas, e tendo desde a sua fundação como diretor musical o maestro Luís Miguel Clemente, a Orquestra da Costa Atlântica reúne jovens músicos profissionais de grande talento e apresentará um amplo repertório, que se estende do Barroco à música contemporânea. O espetáculo é de entrada livre.

A gastronomia é indissociável desta época festiva e, por isso, no dia 29 de março, pelas 10h00, realiza-se no Posto de Turismo de Barcelos um workshop de Doçaria Tradicional de Páscoa. Esta atividade vem possibilitar a experiência da tradição e dos produtos locais associados, numa época que todos os anos é vivida de forma intensa em Barcelos e no Minho em geral.

Ainda no âmbito da promoção dos produtos gastronómicos locais, entre os dias 29 e 21 de março, das 11h00 e as 16h00, vão realizar-se provas de vinho na Torre Medieval e no Posto de Turismo de Barcelos.

O programa de atividades abrange, igualmente, o artesanato, atividade que é uma marca identitária do concelho e que, recentemente, obteve o devido reconhecimento internacional com a integração de Barcelos na Rede de Cidades Criativas da UNESCO. É nesse contexto que, de 29 a 31 de março, no Largo da Porta Nova, acontece a Feira de Artesanato da Páscoa.

Em período de férias da Páscoa, o Município promove atividades de ocupação dos tempos livres para crianças e jovens.

Assim, entre 26 de março e 6 de abril, das 9h00 às 12h00, realizam-se as “Férias Desportivas”, promovidas pelo Pelouro do Desporto, nas quais os mais novos poderão praticar diversas modalidades no Pavilhão Municipal, Parque da Cidade, Frente Ribeirinha e Estádio Cidade de Barcelos.

No mesmo período, a Casa da Juventude apresenta um programa de oficinas dedicado às expressões plásticas (inscrições através do e-mail casadajuventude@cm-barcelos.pt), das 10h00 às 12h00 para grupos e das 15h00 às 17h30 em sessões individuais.

Também nestes dias, entre as 14h30 e as 17h00, a Biblioteca Municipal contará com atividades diversas, como oficinas de leitura, encontros com escritores, jogos e cinema (inscrições através do telefone 253 809 641 ou e-mail bibliotecaanimacao@cm-barcelos.pt).

Entre os dias 27 e 29 de março, das 14h00 às 17h00, o Gabinete de Arqueologia preparou um programa de animação e ocupação dos tempos livres para crianças e jovens em idade escolar, entre os 8 e os 14 anos, na Casa da Azenha e na Casa da Memória da Terra de Faria, tendo como base a prática arqueológica, para se dar a conhecer o modo de vida dos habitantes do povoado da Idade do Ferro e da Idade Média (inscrições através do e-mail arqueologia@cm-barcelos.pt).

De 27 a 29 de março e de 3 a 6 de abril, entre as 14h30 e as 17h00, a Galeria Municipal de Arte propõe atividades didáticas dirigidas a crianças entre os 10 e os 16 anos, como a criação de cestinhas de ovos, de coelhinhos reciclados e ainda uma oficina de escrita criativa (inscrições através de galeriamunicipalarte@cm-barcelos.pt).

Nos mesmos dias, entre as 10h00 e as 12h00, o Museu de Olaria promove vários ateliês direcionados para crianças entre os 6 e os 12 anos, como moldagens de figuras pascais em barro, oficinas de pintura de azulejo e peças, entre muitos outros (inscrições através do e-mail museuolaria@cm-barcelos.pt).

As atividades dos programas das férias da Páscoa são gratuitas, à exceção das realizadas no Museu de Olaria, que têm o custo de 1,10€ por participante.

Fonte e imagem: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Seguimos Líderes

Bem-haja, caros leitores do Barcelos na Hora. Desta feita, não facilitámos minimamente
Ir Para Cima