Barcelos comemora Dia Mundial do Turismo

Setembro 21, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Economia, Mundo

O Município de Barcelos volta a assinalar o Dia Mundial do Turismo com diversas atividades centradas em experiências de turismo criativo, que se afigura como um cluster de oportunidade para o emprego jovem e que promovem o contacto com as artes tradicionais do concelho, as fusões criativas, bem como a interpretação do território através de atividades no Rio Cávado.



As atividades decorrem nos dias 26 e 27 de setembro, sendo que a primeira atividade é uma iniciativa do Programa Caminhar para Conhecer Barcelos que promove o trilho do milho “Zaburro” às Terras da Citânia de Lenteiro, nas freguesias de Macieira de Rates, Negreiros, Chavão, Grimancelos, Monte Fralães e Silveiros e com interpretação patrimonial e natural.

A tarde, entre as 15h00 e as 17h00, é destinada aos habituais workshops de pintura de galos, na Sala Criativa da Torre Medieval.

Às 18h00, decorre, através de videoconferência na plataforma Zoom, uma conferência intitulada “Turismo Criativo” em Barcelos.

A 27 de setembro, às 10h00, dia em que se assinala o Dia Mundial do Turismo, o programa começa com a rota do Mundo Maravilhoso do Figurado, com ponto de partida da Torre Medieval. Também às 10h00, junto à Torre Medieval, realiza-se um workshop criativo com artes tradicionais “Uma obra a 7 artes”.

Às 11h00 decorre uma descida do rio Cávado para profissionais, com experiência criativa de pintura de galos e observação de aves, até à Barca do Lago, em Esposende, numa parceria entre o Município de Barcelos e o Município de Esposende, com início na Praia Fluvial de Mariz. Esta atividade tem como objetivo mostrar e sensibilizar para o potencial do Rio Cávado enquanto eixo de dinamização turística.

O dia termina com workshops de pintura de galos, na Sala Criativa da Torre Medieval, das 15h00 às 17h00.

O Dia Mundial do Turismo comemora-se desde 27 de setembro de 1980, depois de ter sido decretada a data pela Organização Mundial do Turismo (OMT) na terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em 1979.

As condições de segurança para a realização da iniciativa foram articuladas e obtiveram a concordância das autoridades de saúde.

As inscrições são limitadas e obrigatórias em todas as atividades. Os interessados em participar devem inscrever-se através do e-mail turismo@cm-barcelos.pt ou através do número 253 811 882.

Cartaz (Imagem: CMB)

Fonte e imagem: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima