Barcelos fala de Educação Ambiental em colóquio promovido pela Águas de Barcelos

Maio 20, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

A Águas de Barcelos organiza um colóquio sobre Educação Ambiental, a decorrer no próximo dia 30 de maio, quarta-feira, entre as 14h00 e as 18h00, no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos.



Serão abordadas duas relevantes temáticas: “Estratégia Nacional e desafios para a Educação Ambiental” e “Projetos e áreas de desenvolvimento de Educação Ambiental”. Estarão presentes diversas entidades, como a Câmara Municipal de Barcelos, a Somague Ambiente, a Agência Portuguesa do Ambiente, o ERSAR, a ARS Norte e a Associação Amigos da Montanha.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, até ao dia 27 de maio, através dos contactos tlf: 253 802 980; e-mail: geral@aguasdebarcelos.pt. Indicando os seguintes elementos: nome, entidades, cargo, e-mail e contacto

A receção aos participantes acontece a partir das 14h00 e, pelas 14h15, decorrerá a Sessão de Boas-vindas, através do Presidente da Águas de Barcelos e da Somague Ambiente, Luís Vasconcellos, e do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes.

O primeiro painel, que terá início pelas 14h30, abordará a temática “Estratégia Nacional e desafios para a Educação Ambiental”, tendo como oradores: Francisco Teixeira, Diretor do Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente, que falará da “Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA2020) ”; Luís Simas, Diretor do Departamento da Qualidade da ERSAR, que irá falar sobre a temática “Principais desafios no setor das águas e resíduos em Portugal”; Hilário Seara, Diretor Geral da Águas de Barcelos, cuja intervenção falará sobre “Principais desafios de âmbito regional na área da educação ambiental”; e Abel Martins, da Câmara Municipal de Barcelos, que irá refletir sobre “Principais desafios no âmbito da recolha seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)”. Este primeiro painel terá como moderador Rogério Amoêda, sócio fundador do GREEN LINES INSTITUTE.

Pelas 16h30 inicia-se o segundo Painel, intitulado “Projetos e áreas de desenvolvimento de Educação Ambiental”, que terá como oradores: Diogo Navarro, Diretor de Comunicação da Águas de Barcelos, para falar sobre o Projeto Educativo “Água Segura”; um representante do Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, I.P., que irá abordar a temática “A Qualidade da Água da Rede Pública na Promoção da Saúde”; Joana Soto, da Associação dos Amigos da Montanha, que falará sobre “A educação ambiental nas associações civis”; e Ruy Machado, da Câmara Municipal de Barcelos, para falar sobre “Educação Ambiental na área dos RSU”

Entrega de prémios do concurso de poesia “Falar de Água com Amor”

A entrega de prémios aos alunos do Concurso de Poesia “Falar de Água com Amor” terá lugar pelas 17h30, seguida da Sessão de encerramento, pelas 17h45, com as presenças do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos, José Beleza, e do Diretor-geral da Águas de Barcelos, Hilário Seara.

Programa

14h00 – 14h15 | Receção dos participantes

14h15 – 14h30 | Sessão de Boas-vindas

Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes

Presidente da Somague Ambiente, Luís Vasconcellos

14h30-16h00 – 1.º Painel | Estratégia Nacional e desafios para a Educação Ambiental

Orador: Francisco Teixeira, Diretor do Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente | Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA2020)

Orador: Luís Simas, Diretor do Departamento da Qualidade da ERSAR | Principais desafios no setor das águas e resíduos em Portugal

Orador: Hilário Seara, Diretor-Geral da Águas de Barcelos | Principais desafios de âmbito regional na área da educação ambiental

Orador: Abel Martins, Câmara Municipal de Barcelos | Principais desafios no âmbito da recolha seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)

Moderador: Rogério Amoêda, sócio fundador do GREEN LINES INSTITUTE

Debate

16h00-16h30 | Intervalo para café

16h30-17h30 – 2.º Painel | Projetos e áreas de desenvolvimento de Educação Ambiental

Orador: Diogo Navarro, Diretor de Comunicação da Águas de Barcelos |Projeto Educativo Água Segura

Orador: Representante do Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, I.P. | A Qualidade da Água da Rede Pública na Promoção da Saúde

Orador: Joana Soto da Associação dos Amigos da Montanha | A educação ambiental nas associações civis

Orador: Ruy Machado, da Câmara Municipal de Barcelos | Educação Ambiental na área dos RSU

Moderador: a definir

Debate

17h30-17h45| Entrega de prémios aos alunos do Concurso de Poesia “Falar de Água com Amor”

17h45-18h00 |Encerramento da Sessão

Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos, José Beleza

Diretor-geral da Águas de Barcelos, Hilário Seara.

Fonte e imagem: AdB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima