Barcelos lidera no distrito e assume posição de destaque a nível nacional na eficiência financeira

Novembro 25, 2020 Atualidade, Concelho, Economia, Mundo, Política

Ranking do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses

O Município de Barcelos lidera, mais uma vez, o ranking dos municípios do Distrito de Braga com melhor eficiência financeira em 2019, mantendo o lugar que já ocupa desde 2017. A nível nacional, Barcelos está em 11º lugar da lista dos 100 melhores grandes municípios.



Segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, divulgado no dia 24 de novembro, Barcelos está em 42º lugar no conjunto dos 308 municípios do país, quanto à eficiência financeira.

O Anuário utiliza dez indicadores para o ranking global da situação financeira dos municípios, sendo eles: a liquidez, o resultado operacional deduzido de amortizações e provisões, o peso do passivo exigível no ativo, a taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, o prazo médio de pagamentos, o grau de execução do saldo efetivo, o índice da dívida total, o índice de superavit e os impostos diretos por habitante.

Capa do Anuário (Imagem: DR)

A nível nacional, verifica-se uma melhoria global assinalável dos municípios quanto aos seus indicadores financeiros, designadamente, quanto à independência financeira dos municípios de grande dimensão (67,6%), um aumento das receitas provenientes  de impostos e taxas que superaram o total das transferências correntes e de capital, uma baixa significativa dos passivos financeiros (-28,9), um aumento dos pagamentos dos compromissos assumidos, um aumento de 12,5% do investimento direto,  diminuição da dívida e redução de tempo de pagamento a fornecedores, estabilização da independência financeira, entre outros.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses tem como autores Maria José Fernandes, Pedro Camões e Susana Jorge, e conta com a colaboração de Ana Teixeira e Ana Rita Abreu, do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA, sendo editado pela Ordem dos Contabilistas Certificados.

Fonte e foto: CMB.

Imagem: DR.

O Barcelos na Hora procura estar na linha da frente do processo de mudanças tecnológicas e relacionais, sempre atento à inovação e promovendo a interação com os seus leitores, para isso, precisa do seu apoio, este, é cada vez mais importante para o nosso desenvolvimento e crescimento, na partilha e divulgação de informação útil, clara e isenta.

Apoie o Jornal online de Barcelos na Hora, a partir de 1€

 




Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima