Barcelos tem nova equipa de sapadores florestais

Abril 26, 2018 Atualidade, Concelho, Mundo, Política

Barcelos vai ter uma nova equipa de sapadores florestais, após ter sido aprovada a candidatura, apresentada pela Associação Florestal do Cávado, ao concurso lançado pelo despacho n.º 730-B/2018.



A candidatura para o concelho de Barcelos ficou nos 15 primeiros lugares, de entre as 91 que foram apresentadas a concurso, tendo o júri decidido, ainda, aumentar a área de intervenção proposta.

Considerando que há muito é sentida a necessidade de uma segunda equipa de sapadores florestais para Barcelos e porque o concelho foi declarado como tendo zonas de intervenção prioritárias, a Câmara Municipal comprometeu-se, no âmbito da candidatura, a apoiar “financeiramente, e por outros meios que venham a ser protocolados, a Associação Florestal do Cávado, garantindo a operacionalidade da equipa de sapadores florestais a ser criada”.

Nesse sentido, o Município vai assumir o financiamento da nova equipa de sapadores florestais, num valor compreendido entre os 40 mil e os 50 mil euros, estando prevista, ainda, a aquisição de uma máquina bulldozer.

Com esta nova equipa, o concelho de Barcelos passa a contar com 10 sapadores florestais e uma área intervencionada de cerca de 60 hectares.

O presidente da Câmara Municipal, Miguel Costa Gomes, sublinha que tudo está a ser feito “para que Barcelos não seja afetado pelos incêndios este verão”.

A abertura do concurso para a criação de 100 equipas de sapadores florestais em todo o território continental, a somar às 292 já existentes, surgiu na sequência do estabelecido na Estratégia Nacional para as Florestas com o objetivo de reduzir o risco de incêndio.

O concurso foi estabelecido em dois lotes: o primeiro visando a criação de equipas sob a forma de brigada; o segundo, no âmbito do qual foi apresentada a candidatura para o concelho de Barcelos, para a constituição de equipas com enfoque em áreas de elevado valor cultural e em zonas de intervenção prioritária.

Fonte: CMB.

Foto: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima