Em sequência da campanha de angariação de bens para ajudar as populações afetadas pelos grandes fogos florestais deste ano, o grupo Barcelos Treino Militar procederá à entrega dos bens recolhidos e angariados, nomeadamente, na zona de Santa Comba Dão, distrito de Viseu, já no próximo domingo, dia 26 de novembro.
O grupo já conseguiu recolher e angariar mobília de quarto, colchões, conjuntos de sofás, secretárias, fogões, louças e utensílios de cozinha, detergentes e produtos de higiene pessoal, máquinas de café, eletrodomésticos, produtos alimentares (batatas, cebolas, milho), fardos de palha, materiais de construção, roupa e calçado.
Para além da recolha, irão ao terreno para ajudar na limpeza de escombros e reconstrução. De acordo com Pedro Vale Moreira, do Barcelos Treino Militar, “se aqueles que demonstraram vontade de ir concretizarem essa vontade, estaremos a falar de um grupo com cerca de trinta elementos”.
O transporte desses elementos foi disponibilizado pela APACI – Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas, através da cedência de um autocarro com 55 lugares. “Julgamos que esta é uma forma única de perceber como as populações afetadas se estão a organizar no terreno, assim como de perceber a dimensão da solidariedade nacional que tem sido direcionada para as regiões referidas”, refere Pedro Vale Moreira.
Mas a ajuda e a vontade de ajudar deste grupo não se fica pela angariação de bens e ajuda in loco. “Tencionamos complementar esta recolha com, pelo menos, duas atividades posteriores, abertas à população, e que poderão trazer uma quantidade significativa de bens: uma prova solidária e uma mega aula de zumba solidária, em que as pessoas entrarão mediante a entrega de um bem para oferta”, continua.
Cientes de que há quem se aproveite destas situações de ajuda e solidariedade, assim como quem desconfia dessas mesmas situações, Pedro Vale Moreira esclarece que “outra coisa que nos preocupa é a possibilidade de ‘prestar contas’. As pessoas são solidárias e confiam, mesmo num grupo informal de amigos como o nosso. Contudo, as situações mal explicadas de algumas campanhas pode ser um ‘vírus’ que afete todas as campanhas futuras. Se pudermos ser um exemplo de transparência e de abertura total quanto ao destino das ofertas, podemos estar a contribuir para que no futuro a exigência de ‘prestação de contas’ seja maior e, naturalmente, a desconfiança seja menor”.
Por fim, quem quiser participar, pode entrar em contacto com o Barcelos Treino Militar, através da página https://www.facebook.com/barcelostreino.militar/?ti=as, ou através dos contactos de Pedro Vale Moreira: 966412621 (telemóvel) e e-mail pedro.ismael@gmail.com.
Fonte e imagem: BTM.
Foto: DR.