Basquete Clube de Barcelos comemora 25 anos com cerimónia evocativa

Setembro 12, 2020 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

No passado dia 08 de setembro, o Basquete Clube de Barcelos (BCB) comemorou o seu 25º aniversário, em cerimónia evocativa que decorreu no salão do Hotel Bagoeira, tendo iniciado pelas 21h45.



Na referida cerimónia marcaram presença dirigentes, antigos dirigentes e fundadores, o vereador do desporto, Francisco Rocha, em representação do município, Fernando Monteiro, presidente da Associação de Basquetebol de Braga e em representação da Federação Portuguesa de Basquetebol, o representante da União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescaínha (São Martinho e São Pedro), assim como patrocinadores e demais convidados.

A cerimónia iniciou com a intervenção de Joel Sá, sócio fundador, com o nº 1, que presidiu aos desígnios do clube durante 15 anos e é, atualmente, presidente da mesa da assembleia-geral. Foi uma intervenção mais sentimental, pautada pelo elencar de histórias que vêm desde o tempo da Associação de Estudantes da Secundária de Barcelinhos, do projeto “Os Caça-Cigarros”, da falta de pavilhão, de transporte próprio para os atletas se deslocarem para os jogos, até à presença na Liga, da final da Taça de Portugal, do “assédio” de alguns clubes para que o BCB se integrasse na sua estrutura. Até a origem do nome Basquete Clube de Barcelos foi alvo da atenção do atual presidente da assembleia-geral.

Joel Sá – sócio fundador e atual Presidente da Assembleia-Geral (Foto: BnH)

Ao Barcelos na Hora, o fundador referiu que “neste momento em que o BCB comemora as bodas de prata é com enorme satisfação e orgulho que assisto ao seu percurso. Foram 25 anos de afirmação de um projeto desportivo e de uma modalidade desportiva sem tradição no nosso concelho”, sendo que “poucos acreditaram que o Basquete chegasse aos dias de hoje com esta vitalidade e credibilidade, fruto de muito trabalho, determinação e a ambição dos seus fundadores, dirigentes, treinadores e atletas”. “Vinte e cinco anos, depois sinto-me orgulhoso por ter acreditado e trabalhado num projeto que permitiu a milhares de jovens a prática desportiva de um desporto tão espetacular como o basquetebol. Um bem hajam e cá estamos para mais 25!”, concluiu Joel Sá.

Seguiu-se António Faria, presidente da direção, que deixou um agradecimento e homenagem a todos os anteriores e atuais dirigentes, coordenadores, treinadores e atletas. “Celebramos 25 anos de um percurso que só pode encher de orgulho os corações dos Barcelenses. Mas não é só o Clube que está de parabéns. A Cidade está de parabéns, os Barcelenses estão de parabéns, o Basquetebol está de Parabéns. Um percurso de conquistas desportivas e outras tantas conquistas sociais, igualmente, ou até mais, importantes. Do primeiro dia, ao dia de hoje, o propósito foi, e é, sempre o mesmo: divulgar esta modalidade que é o Basquetebol. Divulgá-la aos Barcelenses e permitir que também eles se apaixonem por este jogo fantástico. O Clube está de Parabéns! Estamos todos de Parabéns!”, referiu, sendo que “todos” são “efetivamente a alma e o grande ativo de um Clube, são os seus atletas, são os seus treinadores, são os seus dirigentes e são todos aqueles que, diariamente, trabalham em prol do Clube, ajudando-o a crescer e a ser melhor. Saudamos os atletas de ontem e de hoje. Também eles viveram, e vivem, o Clube com total paixão e entrega a esta modalidade. Esta celebração é deles e para eles. Parabéns a todos e bem hajam. Também não podemos esquecer todos aqueles que no passado e no presente tiveram, e têm, a difícil tarefa de ensinar esta modalidade. Saudamos, deste modo, os nossos treinadores, de ontem e de hoje. Crescemos, bebendo dos seus ensinamentos, da sua dedicação e amor ao Clube, mas, acima de tudo, da sua paixão pelo Basquetebol. Crescemos, fruto da insistência, da perseverança, da entrega ‘à causa’ e, até, de alguma teimosia, de pessoas que abdicaram de tempo pessoal em prol de um sonho, em prol de um Clube. Saudamos os fundadores desta grande Instituição. Mas também saudamos todos os dirigentes que, ao longo destes 25 anos, tudo fizeram, e tudo fazem, para proporcionar melhores condições aos nossos atletas e treinadores. Bem hajam pelo esforço e dedicação. Parabéns a todos”. Seguiu-se o agradecimento “a todo o executivo Municipal por todo o apoio prestado e confiança depositada” e aos patrocinadores que “ao longo destes 25 anos fizeram, e fazem, questão de apoiar o Clube. Deixamos uma palavra final de agradecimento a todos os pais, familiares e encarregados de educação dos nossos atletas, por terem acreditado, e acreditarem, no Clube como Instituição apta e competente para transmitir os valores do desporto, do respeito pelo próximo e do fair-play”.

António Faria – Presidente da Direção (Foto: BnH)

Para o futuro, António Faria espera “que os próximos 25 anos continuem a ser de crescimento, de entrega a esta modalidade. Que possamos, brevemente, voltar a ver as nossas equipas a disputar campeonatos nas principais divisões nacionais. Que sejamos uma referência do basquetebol nacional. Mas, acima de tudo, que sejamos felizes a jogar basquetebol”.

Fernando Monteiro, presidente da Associação de Basquetebol de Barcelos e representando, igualmente, o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, salientou que conhece o projeto do BCB desde a sua génese, visto que estava, à época, igualmente numa equipa de basquetebol. “Foi, para mim, um prazer enorme assistir ao evoluir deste clube, da maneira como ele evoluiu e os patamares que atingiu”, relembrando da “polémica” final da Taça perdida pelo BCB frente ao SL Benfica com, na sua opinião, um erro grave de arbitragem. Revelou que o presidente da Federação lhe transmitiu o apreço deste pelo clube, “pela seriedade que sempre foi apanágio dos dirigentes, por cumprirem as obrigações, como sempre cumpriram e transmitir-vos os parabéns também da parte da Federação”.

A última intervenção ficou a cargo do vereador do desporto, Francisco Rocha, que salientou que “o Município sente-se orgulhoso e muito satisfeito com todo o desempenho que o BCB tem tido em prol do desporto”, ressalvando que, “infelizmente, o Município não pode dar tudo o que o BCB merece e merece muito mais que o próprio protocolo que nós temos com o BCB. Temos feito o possível, estamos a tentar melhorar”, referindo-se ao grande número de associações, que não só desportivas, que o concelho tem: 306. Continuou, afirmando que “podem continuar com o apoio que está consagrado”, deixando os parabéns ao BCB e concluindo com um anúncio de uma espécie de “prenda” pelo 25º aniversário, confidenciando que o Município está a ver se consegue melhorar “alguma coisa”. “Perspetivamos, para o Óquei e para o BCB um espaço. Ainda não poderei dizer muito, mas, possivelmente, será ainda este ano que iremos conseguir algo especial para ‘oferta’ pelos 25 anos do BCB”, sendo que essa “prenda” será revelada, em primeira-mão, ao presidente do BCB.

Seguiu-se a entrega de medalhas comemorativas a antigos dirigentes, coordenadores, antigos treinadores, patrocinadores e entidades oficiais convidadas. Nem todos os fundadores estiveram presentes, mas a sua “lembrança” ser-lhes-á entregue a seu tempo. A cerimónia terminou com o cantar de parabéns ao Clube, com os convidados a poderem comer uma fatia do bolo comemorativo e a beber um pouco de espumante.

Bolo dos 25 anos do BCB (Foto: BnH)

Fotos: BnH.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima