Biblioteca Digital do Cávado, reúne história e cultura de Barcelos em formato digital

Maio 19, 2021 Atualidade, Concelho, Cultura

Ainda este ano estará disponível a Biblioteca Digital do Cávado. A AquaLibri é um projeto desenvolvido pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado (RIBCA), no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado).

Além de Barcelos, a Biblioteca Digital do Cávado irá contar com obras identitárias dos concelhos de Amares, Braga, Esposende, Vila Verde e Terras de Bouro, por forma a tornar-se um grande repositório de documentação regional, que espelhe os municípios do Cávado nas suas mais variadas vertentes, desde a história ao património, da natureza à geografia e da cultura à sociedade.

De Barcelos, a AquaLibri será apetrechada com uma valiosa coleção de jornais e outras publicações do século XIX e início do século XX, dos quais se destaca “O Ecco de Barcellos”, o “Barcellense”, a “Folha da Manhã” e “O Commercio de Barcellos”.

A Biblioteca Digital irá contar, também, com um conjunto de monografias que integram o espólio da Barceliana, num total de 30 títulos e 16.800 páginas que passarão a estar disponíveis não apenas em formato físico, mas de forma digital e acessível em qualquer parte do Mundo.

Os documentos de todos os municípios foram já enviados para a entidade que tratará da digitalização, prevendo-se que ainda este ano a Biblioteca Digital fique operacional.

A AquaLibri irá permitir a manipulação de textos, nomeadamente pesquisar dentro de cada documento, copiar palavras ou frases e também imprimir.

A Biblioteca Digital é também um projeto participativo, desta forma os cidadãos podem colaborar com o envio de imagens, documentos de família e outros recursos de informação que possam contribuir para o enriquecimento da Biblioteca Digital.

Fonte: MB

Foto: Facebook Barcelos Antigo

PUB

WhatsApp-Image-2021-04-09-at-14.18.52.jpeg

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima