A Biblioteca Municipal de Barcelos inaugura, no próximo sábado, dia 12 de maio, pelas 17h00, a exposição “(Des)Figurado”, de Lurdes Rodrigues, que estará patente até ao fim do corrente mês.
Ao todo, são dezassete telas reunidas em torno da série que dá o nome à exposição “(Des)Figurado”, onde a artista revela uma produção diversificada e uma reflexão sobre o tema escolhido, que é uma homenagem ao figurado de Barcelos.
Da sua obra, destaca-se um período inicial muito próximo da corrente artística surrealista, caracterizando-se por uma narrativa simbólica, recorrendo a composições figurativas com forte ligação ao real, refletindo ainda o que somos, figurativo ou não, materializando-se em formas, cores, movimento, simetria e sentimentos que ficam registados implicitamente numanoutra dimensão.
Maria de Lurdes Rodrigues nasceu em Priscos (Braga), em 1957, e reside em Vimieiro (Braga). É licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Possui, ainda, uma Pós-Graduação em Ensino Especial. É associada nos grupos artísticos GALG e CELANO. A sua primeira exposição ocorreu em 1993 e tem participado, desde então, com regularidade, em exposições individuais e coletivas em Portugal e Espanha.
O seu interesse pela pintura surgiu na adolescência, influenciada de forma positiva por uma professora de artes, que lhe abriu os horizontes para a criatividade.
Até aos trinta anos, dedicou-se à família, deixando pendente o seu percurso académico. Com a vida familiar estabilizada, retomou os estudos, tendo concluído a licenciatura em Artes Plásticas – Pintura na Faculdade de Belas Artes do Porto, iniciando a sua atividade profissional no ensino, onde se encontra atualmente.
Nos últimos anos, recebeu alguns prémios de pintura atribuídos por entidades institucionais nacionais.
Fonte e imagem: CMB.