Biblioteca Municipal de Barcelos expõe “(Des)Figurado”, de Lurdes Rodrigues

Maio 9, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

A Biblioteca Municipal de Barcelos inaugura, no próximo sábado, dia 12 de maio, pelas 17h00, a exposição “(Des)Figurado”, de Lurdes Rodrigues, que estará patente até ao fim do corrente mês.



Ao todo, são dezassete telas reunidas em torno da série que dá o nome à exposição “(Des)Figurado”, onde a artista revela uma produção diversificada e uma reflexão sobre o tema escolhido, que é uma homenagem ao figurado de Barcelos.

Da sua obra, destaca-se um período inicial muito próximo da corrente artística surrealista, caracterizando-se por uma narrativa simbólica, recorrendo a composições figurativas com forte ligação ao real, refletindo ainda o que somos, figurativo ou não, materializando-se em formas, cores, movimento, simetria e sentimentos que ficam registados implicitamente numanoutra dimensão.

Maria de Lurdes Rodrigues nasceu em Priscos (Braga), em 1957, e reside em Vimieiro (Braga). É licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Possui, ainda, uma Pós-Graduação em Ensino Especial. É associada nos grupos artísticos GALG e CELANO. A sua primeira exposição ocorreu em 1993 e tem participado, desde então, com regularidade, em exposições individuais e coletivas em Portugal e Espanha.

O seu interesse pela pintura surgiu na adolescência, influenciada de forma positiva por uma professora de artes, que lhe abriu os horizontes para a criatividade.

Até aos trinta anos, dedicou-se à família, deixando pendente o seu percurso académico. Com a vida familiar estabilizada, retomou os estudos, tendo concluído a licenciatura em Artes Plásticas – Pintura na Faculdade de Belas Artes do Porto, iniciando a sua atividade profissional no ensino, onde se encontra atualmente.

Nos últimos anos, recebeu alguns prémios de pintura atribuídos por entidades institucionais nacionais.

Fonte e imagem: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Mais que uma Derrota

Bem-haja, caros leitores do BnH. Jogou-se a 7ª jornada do Campeonato Nacional

Não gostei nada

Olá, caríssimos leitores do BnH! Na crónica desta semana vou tentar ser

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima