Biblioteca Municipal de Barcelos recebe “A maior exposição do mundo”

Setembro 5, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Abre ao público amanhã, dia 6 de setembro, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Barcelos, “A maior exposição do mundo”, que estará patente até 30 de setembro. Nela estarão presentes as histórias e ilustrações de Simão Lopes, o artista, que frequenta o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da APACI – Associação de Pais e Amigos da Crianças Inadaptadas, e que já criou mais de 30 histórias infantis e ilustrou mais de 1.200 desenhos sobre as mesmas, ao longo de onze anos de criação.



Tudo começou no dia em que Simão Lopes descobriu o desenho, mas só em 2008, no Centro de Atividades Ocupacionais, nasceu, pelo traço deste artista, a Rita, sua personagem preferida e que o acompanha até hoje. A Rita vive na cabeça do Simão e ela sabe tudo sobre ele. A Rita tem um amigo chamado Bobi, o seu cão, fiel e companheiro. O Simão viajou pelo mundo da fantasia, explorando a sua criatividade, através da escrita de histórias, inspiradas em filmes e contos infantis que o marcaram ou mesmo sobre lendas e tradições da sua terra, do seu país e do mundo. Posteriormente, ilustrou cada frase das suas criações literárias, desenhando a lápis de grafite, sem usar uma única vez a borracha. A Rita, e por vezes o Bobi, viajaram por esse mundo de fantasia e imaginação.

Em 2011, nasceu o seu primeiro livro, “As Aventuras da Rita e o Tesouro do Castelo” e o Simão não mais parou de escrever e ilustrar…até hoje! Algumas histórias já saltaram para a hora do conto e para o teatro e viajaram pelas escolas do concelho pelas suas palavras!

Simão Pedro Fernandes Lopes nasceu em Barcelos a 2 de novembro de 1989. Frequentou o ensino básico no concelho até ao 9º ano. Posteriormente, integrou a APACI – Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas, por apresentar uma perturbação do espetro do autismo. Passou pelas valências Centro de Formação Profissional da instituição e, desde 2008, que frequenta o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), onde se encontra até hoje. O Simão conta com a sua participação em vários projetos, principalmente na área das artes, que o preenchem como pessoa e artista.  Dá a cara por projetos na área do teatro como ator, na música, na pintura, no desenvolvimento da escrita criativa com histórias infantis, guiões para teatro e ilustrações para histórias. Já criou mais de trinta histórias infantis e mais de 1.000 ilustrações, desde que entrou para a “família” CAO-APACI.  Em 2011, editou o seu primeiro livro com o apoio da APACI e da Câmara Municipal de Barcelos, com o título de “As Aventuras da Rita e o Tesouro do Castelo”, cujo lançamento foi feito na Feira do Livro de Barcelos.

Algumas das suas histórias foram apresentadas pelo próprio, primeiro, na Hora do Conto, nas escolas do concelho, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos. Ao longo dos últimos anos, algumas dessas histórias transformaram-se em verdadeiros guiões de curtas peças teatrais e musicais, que também fizeram itinerância nas escolas. O Simão apresentou, assim, três sketchs teatrais de “A Rita Sabichona: Rita e os perigos”; “Rita e as Drogas” e, por último, “Rita e a Internet”, onde se funde a sua criatividade com uma componente pedagógica das temáticas.

Muitas das suas histórias e dos seus desenhos foram criados em casa, a seu pedido, no seu recanto, como forma de terapia, uma vez que o Simão adora criar, escrever e ilustrar as histórias. Para além das artes, participa em diversas atividades semanais do CAO, é um excelente nadador, inclusive, já participou em campeonatos e possui um posto de trabalho semanal numa empresa local, dinamizando as ASUS (Atividades Socialmente Úteis).

Fonte e imagem: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima