Câmara de Barcelos encerra ao público equipamentos e serviços a partir de 12 de março

Março 11, 2020 Atualidade, Concelho, Política

Executivo municipal reuniu em sessão extraordinária para aprovar medidas de prevenção

A Câmara Municipal de Barcelos decidiu encerrar ao público, a partir do dia 12 de março e por tempo indeterminado, um conjunto de equipamentos e serviços como forma de prevenção do Covid-19, de acordo com as orientações das autoridades nacionais de saúde.



As decisões foram tomadas na reunião extraordinária do executivo municipal, realizada no dia 11 de março, que contou com a presença da Delegada de Saúde de Barcelos, Maria da Paz Luís, para esclarecer o executivo sobre a epidemia e as medidas apresentadas pela Direção Geral da Saúde quanto à prevenção e contenção do Covid-19.

O executivo municipal aprovou por unanimidade o seguinte:

– Encerramento do Complexo das Piscinas Municipais e dos Pavilhões Municipais de Barcelos (com exceção do acesso ao equipamento por atletas de competição para efeitos de cumprimentos de plano de treino);

-Encerramento dos museus e equipamentos culturais da responsabilidade municipal;

-Suspensão dos programas educativos municipais desenvolvidos nas escolas do concelho;

– Suspensão dos programas desportivos e culturais municipais;

– Suspensão de visitas de lazer, turismo ou de âmbito cultural promovidas pelo Município (incluiu-se visitas de estudo que recorram aos serviços de transportes da autarquia);

– Cancelamento de atividades promovidas por terceiros em espaços públicos municipais;

– Encerramento de todos os equipamentos de turismo (Posto de Turismo e Torre Medieval);

– Encerramento da Biblioteca Municipal;

– Encerramento do Arquivo Municipal;

– Encerramento da Casa da Juventude;

– Cancelamento da Agenda do Theatro Gil Vicente;

– Encerramento do Albergue Municipal da Casa da Recoleta;

– Encerramento de todos os balcões de atendimento municipais, com exceção do Balcão Único;

– O acesso ao interior dos edifícios municipais está restrito aos trabalhadores da autarquia, de forma a reduzir o contacto entre cidadãos.

Para além das medidas agora tomadas, o Município tem ativado um Plano de Contingência nos serviços municipais, que promove uma série de procedimentos para a operacionalização e implementação de medidas de prevenção tendo em vista o Coronavírus – COVID-19, seguindo as recomendações emitidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e de acordo com o Despacho n.º2836-A/2020, de 2 de março.

A Feira Semanal e o Mercado Municipal manter-se-ão abertos.

Estas medidas estão sujeitas a uma avaliação permanente, em consonância com o desenrolar da situação e mediante as orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde e pelo Governo de Portugal.

No dia 28 de fevereiro, a Câmara Municipal e em articulação com as escolas secundárias do concelho e a agência nacional do programa Erasmus, promoveram o regresso dos alunos e profissionais barcelenses que se encontravam no sul de Itália no âmbito daquele programa.

Também na passada semana, a Câmara Municipal suspendeu os programas de intercâmbio Erasmus + e Europa para os Cidadãos, uma vez que grande parte dos participantes nestes programas reside em países com áreas de risco de contaminação do novo Coronavírus.

A Barcelos Sénior também encerrou as suas atividades.

Os serviços municipais mantêm-se em funcionamento, pelo que qualquer contacto deverá ser feito através do telefone (253 809 600) ou e-mail (geral@cm-barcelos.pt)

Como medidas de prevenção e contenção a Câmara Municipal recomenda que sejam seguidas as indicações da Direção Geral da Saúde, que podem ser consultadas no site e nas redes sociais do Município.

Fonte e foto: CMB.

PUB

WhatsApp-Image-2021-04-09-at-14.18.52.jpeg

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima