Câmara de Barcelos volta a promover programa “Caminhar para conhecer Barcelos”

Março 4, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Desporto

A Câmara Municipal de Barcelos volta a apresentar o programa “Caminhar para Conhecer Barcelos”, que inclui 10 iniciativas distribuídas ao longo de 2020, visando promover e potenciar o património natural e cultural do concelho, muitas vezes situado fora das rotas turísticas habituais.



A edição deste ano conta com novas rotas e locais e novos percursos mais adaptados às centenas de pessoas que participam no programa. É proposta a descoberta de novos trilhos, na experiência do meio natural e rural, onde se valorizam os cursos de água que percorrem Barcelos, os montes panorâmicos e todo o património que se estende pelas freguesias de Barcelos, os mosteiros, os caminhos que fizeram história, a experiência dos produtos autóctones e a gastronomia do território como marcas singulares de Barcelos. Em suma, ações que promovem a natureza, a cultura, as histórias do concelho de Barcelos, para uma melhor valorização e preservação do território.

O Programa iniciou no passado dia 29 de fevereiro, no norte do concelho, nas freguesias de Durrães, Balugães, Aguiar e Cossourado, com o lema “Pelos Prazeres do Vale do Neiva”. Um percurso marcado pela beleza singular da paisagem e património envolventes do rio Neiva, onde o contacto com o meio natural e rural permite aceder a vários elementos de património construído e que são uma referência no concelho, como a Ponte Seca, a Ponte das Tábuas, a Ponte dos Morgados. O percurso incluiu, também, os caminhos que levam ao Monte da Carmona, valorizando o património envolvente, onde se destaca o Mosteiro de Santa Maria de Carvoeiro, a vista panorâmica deslumbrante na direção do Santuário de Nossa Senhora Aparecida e do Caminho Português de Santiago. Entre os pontos de interesse histórico e patrimonial, o percurso contacta também com uma parte do território onde se localizam unidades de alojamento em espaço rural e agroturismo, produção de vinho verde, museu de chocolate, terminando no lagar de azeite, único em funcionamento no concelho de Barcelos.

Para além deste trilho, estão programadas caminhadas em todos os meses de 2020 com passagem pelas freguesias do concelho.

A participação nas atividades do Programa é gratuita. A inscrição é obrigatória e deve ser realizada com 15 dias de antecedência no Gabinete de Turismo e Artesanato ou através dos seguintes contactos: turismo@cm-barcelos.pt,  tel. 253 811 882. O transporte é assegurado pelo Município. As inscrições são limitadas ao número de lugares.

Estão previstas as seguintes etapas ao longo do ano:

28 de março: Nos Trilhos da Boa Fé até ao Escadório da Paixão;

18 de abril: Da Senhora das Botas às Terras de D. António Barroso;

23 de maio: Pelo Rio Cávado até ao Areal de Caíde;

20 de junho: Da Terra Condal à Colina Sagrada dos Barcelenses;

25 de julho: Nos Trilhos de Confalonieri (Caminho Português de Santiago);

26 de setembro: No Trilho do Milho “Zaburro” às terras da Citânia de Lenteiro;

10 de outubro: Trilho do “Galo Assado”;

14 de novembro: Pelos Trilhos do Monte de S. Gonçalo até ao Santuário Rupestre;

12 de dezembro: Nos Trilhos da Vinha e do Vinho.

Fonte e foto: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Encontro às Cegas

Imagina, por um dia, que ficarias cega. Deixarias de ver tudo o
Ir Para Cima