Câmara Municipal assinala Dia Internacional dos Museus com várias atividades no Museu da Olaria

Maio 12, 2021 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

A Câmara Municipal de Barcelos associa-se uma vez mais às comemorações do Dia Internacional dos Museus, com a realização, no Museu de Olaria, de um conjunto diversificado de atividades.

“O programa inicia no dia 18 de maio, às 15h30, com a sessão “No Minho…As mulheres fazem-se de barro”, iniciativa inserida no Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” do Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave,” refere o comunicado do Município.


“A iniciativa que se insere no âmbito do projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020, será transmitida em direto na página Facebook do Município de Barcelos e pretende refletir sobre a olaria como uma arte identitária de Barcelos e o seu contributo para a educação artística, assim como para o reconhecimento de que o figurado e outros trabalhos em barro feitos manualmente são executados essencialmente por mulheres. Entre uma vida dura de trabalho e de tarefas domésticas algumas mulheres modelavam em barro pequenas figuras, vendidas nas feiras, festas e romarias,” acrescenta.


“O painel de intervenientes é composto pelos investigadores Isabel Maria Fernandes (directora do Museu Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança e Castelo Guimarães), Armando Malheiro (professora catedrático na Faculdade de Letras da UP) e Alexandre Alves Costa (professor catedrático jubilado).”

A participação nestas sessões é gratuita, contudo e considerando as regras de ocupação do Museu de Olaria de Barcelos, por razões de segurança sanitária, solicitamos, que, na possibilidade de participação, a inscrição seja efetuada através do site www.minhoin.com de forma a procedermos à respetiva reserva. As inscrições são limitadas assegurando as recomendações e regras da DGS (orientação 028/DGS) na prevenção do Covid_19.

Ainda no âmbito do Dia Internacional dos Museus, o Museu de Olaria promove de 18 a 21 de maio, das 10h00 às 17h30, visitas guiadas para grupos até 10 elemento e oficinas de criatividade abertas ao público em geral.

Fonte: MB

PUB

WhatsApp-Image-2021-04-09-at-14.18.52.jpeg

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima