Campeonatos Nacionais de OriBTT em Barcelos

Outubro 21, 2020 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Os Amigos da Montanha (AM), em parceria com a Federação Portuguesa de Orientação, e com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, organizaram, no passado domingo, os Campeonatos Nacionais de Distância Média e Estafetas de Orientação em BTT.

Um desporto para todas as idades (Foto: AM)



“Numa época muito difícil para o país é de salientar que há atividades de muito baixo risco que podem e devem continuar a ser praticadas”, referem os AM.

Medidas de prevenção (Foto: AM)

De facto, a orientação sempre foi praticada com distanciamento entre os competidores. Aliás, em competição, sempre que os atletas se agrupam, por diversos motivos, por exemplo, ir na “cola” de outro, isso é considerado falta de fair play desportivo e pouco ético. Por isso, nestes novos tempos, apenas foi necessário introduzir algumas regras de higiene e alterar alguns procedimentos.

Orientação e velocidade (Foto: AM)

Foi assim em Vilar do Monte, onde cerca de 130 atletas disputaram os títulos de Campeão Nacional nas diversas categorias. As matas que vão desde Monte Cutulo até ao Penedo Ladrão oferecem o cenário perfeito para esta modalidade: têm muitos trilhos cicláveis e possuem a dose de dureza física que faz a diferença, quando a leitura do mapa é perfeita.

A procura das “balizas” (Foto: AM)

Na manhã de domingo, disputou-se a Distância Média. Marisa Costa, da BTT LOULÉ | ELVIS, sagrou-se Campeã Nacional em femininos. A atleta considerou a prova “ao seu gosto, com piso irregular e bastante física”, tendo cometido poucos erros de navegação.

Pódio feminino (Foto: AM)

Em masculinos, sagrou-se Campeão Nacional Paul Roothans, do CLUBE DE NATUREZA DE ALVITO (Alentejo). Paul gostou do traçado “adequado para uma distância média, menos técnico e mais físico, ainda que nas zonas mais técnicas era necessário uma boa leitura do mapa”. Referiu, ainda, que “perdeu algum tempo, mas de uma forma geral, foi uma prova bem conseguida”. Em relação à situação de pandemia, Paul referiu que se sentiu bastante confortável. Agradeceu à organização por ter criado todas as condições de segurança e aos atletas por terem cumprido as regras de distanciamento.

Pódio masculino (Foto: AM)

A prova de Estafetas disputou-se durante a tarde. O CLUBE DE ORIENTAÇÃO DO CENTRO (COC Leiria) foi superior à concorrência, arrebatando os dois títulos coletivos do escalão sénior – masculinos e femininos.

Pódio de estafeta feminina (Foto: AM)

Daniel Marques, que integrou a equipa masculina, referiu, no final, que foi um fim de semana satisfatório para o COC. Referiu, ainda, que “a organização está de parabéns, não é fácil organizar nestas condições e o mapa e o terreno eram impecáveis para a modalidade”, agradecendo aos Amigos da Montanha pela organização.

A dureza do percurso estampada na face da atleta (Foto: AM)

Fonte e fotos: AM.

Mais um objetivo alcançado (Foto: AM)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima