O Projeto “Canecas”, do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, foi apresentado, ontem, dia 24 de março, na EB 2, 3 Rosa Ramalho, em Barcelinhos, e contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro.
A apresentação começou com a atuação musical da aluna Lara Oliveira, que recentemente ficou apurada para a final do programa televisivo “Got Talent”, e de alunos do 9º ano, que cantaram o Hino da escola. Os discursos ficaram marcados pelas palavras “inclusão”, “artesanato” e “Caminhos de Santiago”.
O “Canecas” é um projeto interdisciplinar e comunitário que cruza três ideias-chave: a inclusão social, a promoção do artesanato e dos produtos locais e a cooperação com o Caminho de Santiago. No entanto, o principal objetivo passa por proporcionar experiências significativas aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), que possam promover a autonomização e o desenvolvimento de competências ligadas ao mundo do trabalho.
Na passagem por Barcelinhos, os caminheiros de Santiago vão poder levar uma recordação única: canecas desenhadas pelos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho. Produzidas no concelho, as peças de cerâmica serão totalmente personalizadas pelos estudantes e posteriormente colocadas nas escolas, à mercê dos caminheiros, todas as manhãs de terça-feira, a partir de abril. Além das canecas, o projeto envolve ainda a produção e a promoção de bolachas, chás, compotas e ervas aromáticas.
O projeto conta com o apoio do Município de Barcelos, da EDP Solidária, entre outros, desenvolvendo-se numa lógica de trabalho em rede com múltiplas instituições do domínio educativo.
Fonte e imagens: Município de Barcelos.