Capítulo 20 – Obsessão pela balança

Maio 1, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Opinião
Sara Barbosa

Como bem sabemos, a balança pode ser a nossa pior inimiga. Há pessoas que têm grandes oscilações de peso de um dia para o outro e, mesmo assim, pesam-se diariamente. Será esse um bom método para o controlo ponderal?



O peso é somente um número e o que realmente devemos ter em consideração é a nossa composição corporal. Gosta do que vê ao espelho, mas não do que a balança lhe mostra? O que vê na realidade é o mais importante.

A balança pode ser uma excelente aliada para controlarmos a nossa evolução do peso, mas devemos ter em conta que o peso que a balança nos mostra se refere ao nosso peso na totalidade, incluindo o peso da água, dos ossos, dos órgãos, da massa gorda e da massa muscular.

Há quem não tenha balança em casa para não cair na tentação de se pesar diariamente e quem não consiga passar um dia sem se pesar. Quem estará mais certo? E de quanto em quanto tempo é que nos devemos pesar?

Na minha opinião, pesar-se todos os dias não é, de todo, a melhor estratégia, uma vez que, quando há uma oscilação no peso, não sabemos ao certo o que se alterou. A única certeza de que temos é de que o valor é, efetivamente, diferente.

O ideal seria pesar-se uma a duas vezes por semana, sempre à mesma hora, nas mesmas condições. Tente pesar-se em jejum, sem roupa e, de preferência, depois de ter ido à casa de banho. No caso das mulheres, é importante relembrar que é desaconselhada a pesagem no período pré-menstrual e durante a menstruação, já que as alterações hormonais fazem com que haja maior retenção de líquidos.

Não fique demasiado obcecado(a) com a pesagem e com os números apresentados. A nossa saúde é muito mais do que o valor da balança.

Por: Sara Barbosa*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade da autora)

O Barcelos na Hora procura estar na linha da frente do processo de mudanças tecnológicas e relacionais, sempre atento à inovação e promovendo a interação com os seus leitores, para isso, precisa do seu apoio, este, é cada vez mais importante para o nosso desenvolvimento e crescimento, na partilha e divulgação de informação útil, clara e isenta.

Apoie o Jornal online de Barcelos na Hora, a partir de 1€

 




Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima