Capítulo 22 – Pequenas mudanças por uma melhor composição nutricional

Julho 3, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Opinião
Sara Barbosa

Pequenas mudanças no seu estilo de vida podem fazer toda a diferença na sua composição corporal. Porque não começar logo pela manhã com atividade física? Obterá mais facilmente o controlo do peso e a tonificação corporal, uma vez que aumenta o seu metabolismo nas primeiras horas do dia e leva-o a fazer escolhas mais saudáveis durante todo o dia.



Para começar bem o dia acorde cedo e seja ativo para evitar sentir sono e fadiga. Uma caminhada ou corrida a um ritmo lento já são suficientes para se sentir renovado.

A regra de ouro do dia a dia é o pequeno-almoço, uma vez que é esta refeição que repõe os níveis de energia, que influencia o humor, o bem-estar e todo o rendimento físico e intelectual ao longo do dia. O pequeno-almoço deve contribuir com cerca de 20% a 25% para o valor energético total diário, devendo ser constituído por laticínios magros, cereais e derivados (de preferência integrais) e fruta (de preferência da época).

É fundamental manter uma hidratação adequada. Para desintoxicar e remover as toxinas inclua infusões à base de plantas que ajudem no processo de desintoxicação hepática.

Tenha sempre alguns frutos secos, iogurtes e queijos magros no seu local de trabalho pois são snacks práticos e saudáveis

Aposte na Dieta Mediterrânica, pois mais do que uma dieta, é um estilo de vida. Neste regime predominam sobretudo os produtos frescos, locais e sazonais. Dá-se preferência ao consumo da gordura de origem vegetal (como o azeite), de peixe, vegetais e fruta e a uma redução dos açúcares simples e do sal.

Por: Sara Barbosa* (Nutricionista).

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade da autora)

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