Capítulo 24 – Perda de peso: alie a alimentação saudável à atividade física

Setembro 4, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Desporto, Opinião
Sara Barbosa

Bem se sabe que a regra geral para perder peso é aliar a alimentação saudável à atividade física. Existem, atualmente, novos estudos que indicam que a nutrição tem uma contribuição de 70% na perda de peso e o exercício físico 30%. Embora estas percentagens ainda estejam em debate, ambos são essenciais para atingirmos os nossos objetivos a nível de composição corporal.



Portanto, se assim for, 70% da perda de gordura vai depender dos nossos hábitos alimentares e, como tal, se fizermos exercício físico diariamente apenas para poder comer sem restrições, não iremos ter os mesmos resultados do que se aliássemos esse mesmo exercício físico a uma boa alimentação.

E uma questão que me fazem muitas vezes…qual a melhor altura do dia para treinar?

A resposta a esta questão deve ser muito individualizada pois vai depender da altura do dia em que tem mais energia e, consequentemente, maior produtividade, e da sua disponibilidade horária, ou seja, deve treinar num período do dia em que tenha mais tempo para conseguir dar o máximo de si, sem ter o pensamento nas preocupações do trabalho ou da família.

Pode ser em jejum? Depende do tipo de exercício (endurance ou cardiovascular vs. força), das condições do treino e do próprio organismo, pois se sentir que a sua performance reduz se o treino for feito em jejum, então já não será aconselhado. Cada caso é um caso e deve saber escutar as necessidades do seu organismo.

O mais importante acima de tudo não é a altura do dia em que faz exercício, mas sim, a prática consciente e regular do mesmo. É o gasto calórico total do seu dia que determinará se perde ou não peso, logo, é fundamental aliar a alimentação saudável à atividade física.

Por: Sara Barbosa*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade da autora)     

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