Capítulo 29 – Sem tempo para confecionar as refeições? (Parte 2)

Março 4, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo, Opinião
Sara Barbosa

Como referi no início do capítulo, batch cooking, ou cozinhar em série, é um método que consiste em preparar as refeições da semana com antecedência. A grande vantagem? Poupar tempo e dinheiro.



Tal como a sopa, que pode ser confecionada em grandes quantidades e separada em doses individuais, também o mesmo se pode fazer com outros alimentos. Os alimentos a consumir primeiro podem ficar no frigorífico e os restantes congelam-se e apenas se descongelam no dia anterior ao consumo. Para fazer o descongelamento, deve colocar primeiro no frigorífico, num recipiente adequado (durante 12 a 24 horas) e, só depois, retirar no momento do consumo. Desta forma, o descongelamento é feito sem grandes riscos de contaminação.

A maioria dos alimentos congela bem, como arroz, aveia, quinoa, pão, feijão, carne, tortas, legumes e fruta (para usar em papas, sumos, smoothies, por exemplo). Antes de congelar os legumes, faça o branqueamento dos mesmos, isto é, lavar, cortar e dar uma fervura antes de os levar ao frio. Coloque-os em sacas individuais antes de congelar.

Ovos crus inteiros, café, maionese, cremes, iogurtes, batatas cruas, alface, maçã, melão ou queijos moles são alguns dos alimentos que não deve levar ao congelador. Pode congelar ovos se retirar da casca e/ ou separar a clara da gema e colocar num recipiente.

Mesmo no congelador, o alimento continua a ter uma data de validade, por isso, é recomendável identificar cada embalagem com uma etiqueta contendo a data em que foi congelado. Mantendo a temperatura a 4ºC, as refeições preparadas aguentam cerca de 3 a 4 dias no congelador.

Pode dizer-se que o batch cooking, é mais saudável, mais prático, mais económico e também mais ecológico.

Por: Sara Barbosa*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)

O Barcelos na Hora procura estar na linha da frente do processo de mudanças tecnológicas e relacionais, sempre atento à inovação e promovendo a interação com os seus leitores, para isso, precisa do seu apoio, este, é cada vez mais importante para o nosso desenvolvimento e crescimento, na partilha e divulgação de informação útil, clara e isenta.

Apoie o Jornal online de Barcelos na Hora, a partir de 1€

 




Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima