Capítulo 35 – COVID-19: Influência na ansiedade e, consequentemente, no nosso estilo de vida

Novembro 11, 2020 Atualidade, Concelho, Opinião, Saúde
Sara Barbosa

“A pandemia provocada pela COVID-19 faz dobrar casos de ansiedade, diz pesquisa.” Certo. Já todos sabemos. Não se fala de outra coisa há bastantes meses. Como é possível algo tão pequeno ter um impacto tão grande? Impacto na saúde, impacto na economia, impacto no próprio agregado familiar. E quando refiro saúde, não refiro apenas o impacto físico, mas sobretudo, o psicológico. Esses efeitos psicológicos sim, chegam a toda a gente, sobretudo a nível do aumento da ansiedade.



O isolamento social, de facto, não ajuda. Causa mais pânico, causa mais medo. Mas assim terá de ser, se queremos realmente que a pandemia acalme (sim, acalmar, porque desaparecer está bem longe disso).

A nível do estilo de vida, o exercício físico normalmente funciona como um aliado ao combate da ansiedade. Nesta situação, tem sido notória a redução do exercício físico regular por parte da população. O apelo que faço é que não deixem, de todo, de praticar exercício, mesmo em casa! É uma ajuda enorme para o nosso bem-estar.

A alimentação também é importantíssima para estarmos bem, física e psicologicamente. Agora o nosso organismo está mais frágil do que nunca, portanto, mais do que alimentar o nosso corpo, precisamos de o nutrir.

E tal como referi numa publicação anterior, é difícil, mas temos de nos focar nas coisas boas da vida. E o facto de podermos tratar de nós e de melhorar o nosso corpo é algo incrível! Quando estamos focados em melhorar a nossa saúde, a melhoria da nossa autoestima é gigante!

Façam uma alimentação completa, variada e equilibrada, façam uma alimentação repleta de vitaminas e minerais. Cuidem do vosso corpo. Não desanimem, nem se descuidem. O nosso corpo é a nossa primeira casa.

Uma das frases motivacionais que transmito nas consultas é: “Somos o que comemos: por isso podemos transformar os nossos corpos e mentes, escolhendo uma alimentação mais saudável”. Esta é uma das frases que mais gosto de citar para promover o processo de transformação. Promover uma transformação para a vida, a nível da mudança de hábitos e comportamentos menos saudáveis para mais saudáveis é o meu lema enquanto nutricionista.

Cuidem-se!

Por: Sara Barbosa*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima