
Inicialmente, neste capítulo, referi quais as vantagens e os benefícios nutricionais do consumo de leite. Mas com tanto benefício para a nossa saúde porquê que o seu consumo está a diminuir?
Segundo uma publicação de Agosto de 2015 da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, os portugueses estão a consumir mais bebidas e menos lacticínios. Pedro Pimentel refere que “o leite é um produto barato, portanto, não é pelo fator preço que não se vende, além de se tratar de um artigo muito bem instalado na nossa dieta alimentar. Este acredita que “esta quebra se prenda com um grupo crescente de consumidores que rejeita o leite por pressão dos ataques diretos a que o setor vem sendo sujeito por estudos que contestam as vantagens do consumo de leite”.
O leite sempre foi dos alimentos mais consumidos em todas as faixas etárias. Contudo, muitas pessoas alegam que a ingestão de leite lhes faz mal, provocando diarreia, náuseas, vómitos, dores abdominais ou inchaço. Se estes sintomas ocorrerem com frequência podemos estar perante um caso de intolerância à lactose. Os sintomas de intolerância à lactose geralmente começam de 30 minutos a 2 horas depois de se ingerir alimentos ou bebidas que contenham lactose.
A intolerância à lactose é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose (um tipo de açúcar encontrado no leite e derivados lácteos). Este tipo de intolerância acontece como consequência da deficiência de lactase, ocorrendo quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária de da enzima lactase. A função desta enzima é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glicose e galactose.
Embora se tenha verificado que muitas pessoas apresentem intolerância à lactose não significa que todas as pessoas apresentem o mesmo tipo de intolerância ou venham a apresentar. Não fique alarmado nem deixe de ingerir leite se este não lhe causa desconforto. O leite é um alimento saudável e tem de ser consumido com moderação, tal como os restantes alimentos.
Aguarde pela próxima publicação, pois irei aprofundar o tema da intolerância à lactose.
Visite o meu blog em (basta clicar no link):
http://sarabarbosa2008.wixsite.com/blognutricao
Por: Sara Barbosa*.
(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do/a autor/a)