
Esta segunda parte do capítulo 8 apresenta uma abordagem mais prática do tema “a importância da sopa”. Como tal, seguem-se recomendações para uma confeção de forma adequada deste “prato” nutritivo e a quantidade sugerida de cada constituinte da sopa por pessoa e por refeição.
Hortícolas:
- Escolha 3 a 4 hortícolas diferentes, em que um deles seja, preferencialmente, de folha verde, fresco, da época e de produção local;
- Quantidade por pessoa por refeição: 180g de hortícolas crus (varia conforme a quantidade de hortícolas colocados no prato como acompanhamento ou caso a sopa seja o único prato da refeição).
Batata, arroz, massa ou leguminosas:
- Selecione apenas um destes alimentos para a base da sopa;
- Quantidade: 1 batata média (80g) ou 2 colheres de sopa de arroz ou massa crus (35g) ou 25g de leguminosas secas cruas (caso estas não sejam consumidas no prato principal).
Azeite:
- Minimize a adição de gordura;
- Quantidade: 1 colher de chá de azeite (no final da cozedura da sopa, após desligada a fonte de calor).
Sal:
- Caso a sopa seja confecionada para 10 doses, coloque 2g de sal ou seja, 1 colher de chá.
Sugestão final:
Os hortícolas congelados podem ser uma boa opção para quem tem pouca disponibilidade para adquirir e preparar estes alimentos ou tenha necessidade de os conservar por mais tempo, desde que se preste muita atenção à leitura do rótulo no momento da compra e à forma de conservação.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de, pelo menos, 400 g de fruta e hortícolas por dia. A sopa de legumes sendo uma excelente fonte de “saúde”, deverá ser consumida diariamente ao almoço e ao jantar, permitindo a ingestão de nutrientes reguladores, como a fibra, vitaminas, minerais e água.
Fonte: Associação Portuguesa dos Nutricionistas.
Visite o meu blog em (basta clicar no link):
http://sarabarbosa2008.wixsite.com/blognutricao.
Por: Sara Barbosa*.
(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do/a autor/a)