Casa de Saúde S. José encerra comemorações dos 60 anos

Outubro 24, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura

Apresentação de livro e vídeo comemorativos

A Casa de Saúde S. José, instituição que presta cuidados na área da saúde mental no concelho de Barcelos, encerra esta sexta-feira as comemorações dos seus 60 anos de atividade com uma sessão de apresentação do livro e do filme «60 anos da Casa de Saúde S. José».



A obra, que celebra o 60º aniversário, relata, através do recurso a entrevistas a diversas personalidades que passaram pela casa, a história vivida ao longo destes anos. De recordar que nos primeiros anos de funcionamento, o Hospital Granja S. José, como era designado, situava-se numa quinta agrícola, e como tal, a componente ergoterápica era a atividade principal de ocupação dos doentes. Uma prática inovadora à época e que serviu de modelo a outras instituições.

Mais tarde, a ergoterapia deu lugar à terapia ocupacional, tal como hoje é conhecida, não só porque a população era já do setor terciário, mas também porque o projeto de reabilitação passava já por uma individualização do doente e do seu plano de reabilitação psicossocial.

Desde o início e até hoje, a Casa de Saúde S. José é uma unidade de saúde de referência no Norte do País no que diz respeito ao tratamento de utentes portadores de doença e de deficiência mental.

Recentemente, a instituição alargou a sua área de atuação aos concelhos de Caminha, com a Unidade de Saúde da Gelfa, com duas respostas de Cuidados Continuados, nas tipologias de Média Duração e Reabilitação e Longa Duração e Manutenção, respetivamente, e também ao concelho de Melgaço, igualmente com respostas nas duas tipologias.

Programa:

16h00 – Receção aos convidados

16h30 -Apresentação do livro «60 anos da Casa de Saúde S. José»

17h00 – Apresentação do vídeo documental «60 anos da Casa de Saúde S. José»

17h30 – Verde de honra

Fonte e foto: CSSJ.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima