Cerâmica Portuguesa valorizada através da comunicação digital

Março 3, 2021 Atualidade, Concelho, Mundo, Turismo

A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, da qual o Município de Barcelos é cofundador, acaba de dar mais um importante passo na promoção e divulgação de uma arte tão ancestral quanto relevante para o país, com a criação do um website. 


A partir de agora, ceramicadeportugal.pt é uma página de consulta quase obrigatória quando o tema é cerâmica. Trata-se de uma plataforma de ampla divulgação das ações de salvaguarda, defesa e valorização, a nível nacional e internacional, deste património cultural. 


Esta associação destina-se a promover e incentivar o desenvolvimento económico, turístico e patrimonial dos territórios com larga expressão em cerâmica, garantindo a notoriedade desta arte ao nível interno e externo e contribuindo, simultaneamente, para o reforço da identidade cultural e a preservação da memória coletiva. 


A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC) foi criada em 2018 por 14 municípios, a saber: Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares. Posteriormente foram integrados os municípios de Oliveira do Bairro, Porto de Mós, Leiria e Condeixa. 


A APTCVC integra o Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas (AeuCC), que engloba mais de 120 cidades em sete países europeus: Alemanha (10 cidades); Espanha (29); França (10); Itália (46); Portugal (18); Roménia (12) e República Checa (três). Este agrupamento visa desenvolver intercâmbios e a cooperação transnacional no domínio da arte e do artesanato cerâmico, principalmente para criar coesão social e económica, desenvolvendo projetos e serviços para os interlocutores deste sector, no quadro das novas políticas europeias para os territórios. 

Fonte: MB

Foto: @Jadocarts

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima