Certificação do bordado de crivo de S. Miguel da Carreira entra na etapa final

Maio 18, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo, Política

O processo de certificação do bordado de crivo de S. Miguel da Carreira vai entrar na etapa final, que consiste nas visitas técnicas às unidades de produção para verificar o cumprimento do caderno de especificações.



Nesse âmbito, com o objetivo de elucidar os artesãos interessados em aderir à certificação do bordado de crivo, a Câmara de Barcelos e a União de Freguesias de Carreira e Fonte Coberta promoveram, terça-feira, dia 14 de maio, uma sessão de esclarecimento, na Junta de Freguesia de Carreira.

O Vereador do Artesanato, José Beleza, realçou a “aposta do Município no bordado de crivo de S. Miguel da Carreira”, notando que “a certificação é um processo que dá uma garantia de qualidade do produto”.

Agradecendo “a todos os que participam neste processo”, o Vereador do Artesanato considera que, “para Barcelos, é um orgulho haver gente que, com muita dedicação, mantém esta tradição”, desejando que “o processo de certificação venha dar mais motivação na comunidade para continuar a dar valor ao que é nosso”.

Rui Faria, Presidente da União de Freguesias de Carreira e Fonte Coberta, agradeceu “à Câmara Municipal todo o trabalho desenvolvido neste processo e aos artesãos envolvidos”. O autarca local espera que a certificação sirva para “exponenciar o bordado de crivo de S. Miguel da Carreira”.

A sessão contou, ainda, com as intervenções de Fernando Gaspar, representante do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património; Teresa Costa e Graça Ramos, respetivamente, diretora executiva e agente de controlo da ADERE – Certifica, organismo de certificação responsável pelo processo.

Os oradores explicaram os procedimentos que os artesãos terão agora que seguir para certificarem a sua produção, nomeadamente, como se processarão as visitas técnicas e a documentação necessária para fazer o pedido de adesão.

O Bordado de Crivo de S. Miguel da Carreira já está inscrito no Registo Nacional de Produções Certificadas desde 29 de junho do ano passado, após a aprovação do caderno de especificações.

No passado dia 23 de janeiro, o Município e a ADERE – Certifica assinaram um acordo de colaboração para a concessão da certificação do bordado de crivo de S. Miguel da Carreira, tornando-se Barcelos o primeiro concelho do país com três produções artesanais certificadas.

Fonte e fotos: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima