Sábado, dia 25 de novembro, pelas 21h00, na sede dos Amigos da Montanha, em Barcelinhos, termina o ciclo de projeção de filmes de montanha exibidos durante o ano de 2017 com o filme “Touching the Void – Uma história de sobrevivência.”
Sobre o filme em questão, a história do mesmo desenrola-se em meados dos anos 80, quando dois jovens alpinistas tentam alcançar o cume do Siula Grande, no Peru, um feito que já tinha sido tentado, mas nunca conseguido.
Com um amigo que conheceram durante a viagem a cuidar do campo base, Simon e Joe partem para a montanha com o objetivo de alcançar o cume, numa subida longa e sem paragens.
O cume é alcançado após três dias de escalada. Contudo, durante a descida, Joe cai e parte a perna. Apesar deste acontecimento, os dois continuam a descida, com Simon a descer Joe com o auxílio de uma corda de 300 metros, descendo depois, por último, para se juntar ao amigo.
Quando numa das descidas Joe fica suspenso e sem hipóteses de ser puxado para cima, Simon, após várias tentativas de puxar o amigo, toma a decisão de lhe cortar a corda. Joe cai numa crevasse e Simon, assumindo que o amigo morreu, continua a descer sozinho.
Apesar do aparato, Joe consegue sobreviver à queda e contra todas as probabilidades consegue “arrastar-se” até ao acampamento base.
Esta é uma história verídica que mostra a vontade do ser humano em sobreviver.
A entrada é gratuita mas com inscrição obrigatória. Saiba mais e inscreva-se através do seguinte link (basta clicar):
http://www.amigosdamontanha.com/_projecao_de_filme_iii#
Fonte e imagem: AB.