CIED Minho promove evento online sobre a Eurorregião Minho-Galiza

Novembro 18, 2020 Atualidade, Concelho, Economia, Educação, Mundo, Política

Sexta-feira, 20 novembro, pelas 15h30

Sob a temática de “Multilateralismo e as Eurorregiões: que futuro?”, o Centro de Informação Europe Direct Minho (CIED Minho) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), promove, no dia 20 de novembro, pelas 15h30, uma sessão dedicada às Eurorregiões através da página da rede social “Facebook”, em parceria com o Europe Direct Lugo, a rádio Antena Minho e o jornal Correio do Minho.



A página da rádio Antena Minho e o Centro de Informação Europe Direct Lugo farão também transmissão da atividade.

O principal objetivo deste evento “passa por demonstrar as vantagens de vivermos numa Europa sem fronteiras internas, em que ambas as partes trabalham em conjunto para potenciar os pontos fortes da Eurorregião Minho-Galiza, ao mesmo tempo que se pretende dar voz aos cidadãos da região do Minho e promover uma maior participação cívica em atividades relacionadas com o processo de construção da União Europeia”, refere a organização.

A Eurorregião Galiza-Norte de Portugal representa uma cooperação do Norte de Portugal com a região autónoma da Galiza. Alicerçada nas proximidades linguísticas e geográficas, esta região tem contado com uma notável dinamização ao longo dos últimos anos. Esta Eurorregião completará 30 anos no próximo ano. A partir dos vários acordos que saem de ambas as partes, foi possível construir uma Eurorregião forte e assente nos valores europeus e nas respetivas liberdades fundamentais.

O próximo ano será um ano de desafios mais complexos e o início de um novo quadro financeiro plurianual representa uma oportunidade imprescindível para aumentar as sinergias entre ambas as partes. Estamos perante a única área de cooperação luso-espanhola que está dotada de instrumentos comuns de planeamento, que se revelaram imprescindíveis para que esta Eurorregião seja considerada, por muitos, como um dos projetos de referência nesta área.

A Eurorregião Norte de Portugal – Galiza tem sido reconhecida pelo seu crescimento notável, alicerçado nas proximidades linguísticas e geográficas e potenciado pela contiguidade espacial do eixo urbano Aveiro-Corunha cuja dimensão ultrapassa os 6 milhões de habitantes.

Os cidadãos e os órgãos de comunicação social são convidados a participar nesta atividade na qual terão a oportunidade de expressar as suas ideias, as suas questões, sobre o projeto europeu e a eurorregião durante a sessão, através do “Chat” do debate online.

A sessão contará com Ricardo Ferreira (coordenador “Border Focal Point” da Comissão Europeia), Ricardo Rio (Presidente da Câmara Municipal de Braga e Presidente do Eixo Atlântico), e ainda Lara Mendez (Alcaidessa de Lugo e Vice-Presidente do Eixo Atlântico). O debate será moderado por Paulo Monteiro, Diretor da rádio Antena Minho e do jornal Correio do Minho.

O evento é uma iniciativa do CIED Minho do IPCA, em parceria com o Centro de informação Europe Direct Lugo, a rádio Antena Minho e o jornal Correio do Minho.

Cartaz do evento (Imagem: CIED Minho)

Imagem: CIED-M.

1 Comment

  1. As gentes do Norte e os nossos irmãos/irmãs Galeg@s sempre se deram bem e espero que nos demos ainda melhor. Há um sentimento generalizado que o nosso relacionamento tem vindo a esfriar e enfraquecer, ao longo destas últimas décadas.
    Aplaudo a iniciativa. Nestes tempos conturbados, é cada vez mais importante fortalecer os nossos relacionamentos, principalmente com a Galiza, com quem temos uma ligação história, geográfica e cultural tão forte.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima