Ao longo deste fim de semana está a decorrer, em 13 restaurantes do concelho, o 12º Concurso do Galo Assado, sendo já conhecidos os seus vencedores.
O júri, composto pelos conceituados Chefes Marco Gomes e Renato Cunha, e pelo membro da Confraria do Abade de Priscos, Agostinho Peixoto, acompanhados por um representante do Município, atestou a excelência das composições com Galo Assado a concurso.
Este ano, cinco unidades de restauração foram galardoadas com o Galo de Ouro, considerado uma distinção de excelência em termos gastronómicos, pela qualidade da peça, sabores e recriação do Galo da lenda, sendo que o restaurante Dom Carlos recolheu ainda o Grande Prémio Especial do Júri, pela excelência da confeção e harmonia apresentada do prato.
Mais uma vez, as unidades de restauração elevaram a fasquia. O Galo Assado tem vindo a afirmar-se como um prato de excelência no território e o facto de estar associado a um contexto histórico e simbólico ímpar, a Lenda do Galo de Barcelos e a peregrinação a Santiago de Compostela, tem potenciado a sua cada vez maior implementação e aposta por parte das unidades de restauração que têm afirmado o “galo assado à moda de Barcelos” como uma das iguarias chave do território barcelense.
Prémios:
GALO de OURO
Restaurante DOM CARLOS
Restaurante PEDRA FURADA
Restaurante CHUVA
Restaurante MANHOSO
Restaurante GALLIANO
GALO DE PRATA
Restaurante VERA CRUZ
Restaurante CASA DOS ARCOS
Restaurante TABERNA DO ARMINDO
GALO DE BRONZE
Restaurante MURALHA
Restaurante SOLAR REAL
Restaurante TRES MARIAS
Restaurante BABETTE
Fonte e fotos: CMB.