Projeto de duas barcelenses
O COLIBRI nasceu em maio de 2017, em Vila Nova de Famalicão, pela mão de duas barcelenses e, agora, pretende rumar também à cidade de Barcelos. Este é um centro terapêutico direcionado para adultos e seniores, com grande enfoque nas problemáticas do envelhecimento. O seu trabalho passa por desenvolver terapias não farmacológicas (estimulação cognitiva, sensorial, motora e treino de AVD’s), com o intuito de minimizar/retardar as alterações do processo de envelhecimento normal e reabilitar as funções perdidas/alteradas devido à existência de patologia(s).
Com uma equipa multidisciplinar (gerontólogos, terapeuta ocupacional, terapeuta da fala, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, entre outros) dedica muito do seu trabalho às grandes problemáticas do envelhecimento: Alzheimer e outras demências, Parkinson, AVC e problemas de memória. A intervenção é adaptada a cada pessoa e começa sempre com uma avaliação específica do caso.
“Neste momento, é nosso propósito alargar o território do COLIBRI pelo que surge oportunidade de avançar para Barcelos, nomeadamente com a nossa intervenção em contexto de domicilio e simultaneamente lançar dois novos serviços: treino cognitivo à distância e teleassistência.
No passado sábado, o Centro COLIBRI apresentou, no Restaurante Turismo, os seus serviços para Barcelos e contou, ainda, com a presença de três profissionais de excelência: Dr.ª. Mafalda Duarte, Dr.ª Joana Macedo e Enf.º Sérgio Magalhães, para uma conversa acerca dos grandes desafios do envelhecimento.
Para saber mais sobre este centro, pode aceder à sua página online: www.centrocolibri.pt.