“Como adquirir um certificado de eficiência energética para um imóvel”

Fevereiro 5, 2021 Atualidade, Economia, Mundo, Opinião

Um certificado energético é um documento que avalia um bem imóvel numa escala de performance energética de A+ a F, sendo que a primeira se considera muito eficiente e a última pouco eficiente. Este documento é emitido por técnico especializados e autorizados pela Agência para a Energia que regula a certificação energética de edifícios.

Os fatores importantes para determinar a classificação do imóvel passam pela localização do mesmo, ano de construção, se é uma moradia ou um prédio, o piso e área, bem como a constituição das paredes (coberturas, pavimentos), os próprios equipamentos associados à climatização, como ventilação, aquecimento, arrefecimento e produção de águas quentes sanitárias. São apresentadas soluções para a melhoria da eficiência e na redução do consumo, como por exemplo a instalação de vidros duplos ou reforço do isolamento.

Este documento apresenta uma validade de 10 anos para edifícios de habitação e pequenos edifícios de comércio e serviços. Para solicitar um certificado de eficiência energética deve investigar por peritos qualificados na sua área de residência, através do site Certificar é valorizar. Verifique várias avaliações de diferentes peritos porque pode haver diferenças no valor.

Vai necessitar dos seguintes documentos para solicitar o pedido de certificação: cópias da planta do imóvel, caderneta predial urbana, certidão de registo na conservatória e ficha técnica da habitação ou outros documentos com especificações técnicas.

Os preços a pagar variam consoante a habitação, pode ser entre os 28 euros, se se tratar de um TO e T1 e 65 euros se for um T6 ou superior, mais o IVA. Já se for um edifício de comércio e serviços, aí os preços podem oscilar entre os 135 euros por uma área útil de 250 m2 a 950 euros, por uma área superior a 5000 m2 fora IVA.

Acresce o preço do serviço cobrado pelo perito que não está tabelado e, considerando que os peritos têm autonomia para tratar de todos os passos necessários, o processo pode demorar de 2 a 3 dias.

Utilize a plataforma da DECO, ACT4ECO para saber mais.

Para mais informações a DECO – Delegação Regional do Minho, sita na Avenida Batalhão Caçadores, 9, Viana do Castelo encontra-se disponível podendo contactar-nos através do 258 821 083 ou por e-mail para deco.minho@deco.pt.

(A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade da DECO)

PUB

WhatsApp-Image-2021-04-09-at-14.18.52.jpeg

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima