Comunidade de Balugães junta em mais uma edição de TERREIRO

Agosto 7, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Balugães e o Teatro de Balugas levaram ao adro da Igreja Românica de São Martinho de Balugães mais um espetáculo de teatro comunitário e de forte identidade local, inserido no evento TERREIRO, que acontece de dois em dois anos, na primeira semana de agosto. O referido evento está assente numa cultura de valorização do espaço e na materialização artística da memória coletiva da aldeia.



Inserido nas Jornadas Culturais de Balugães, o TERREIRO apresentou, no passado sábado, para uma plateia cheia, a comédia “Abaixo o Aeroporto em São Martinho de Balugães”, uma produção do Teatro de Balugas, com a participação da Ronda Típica da Ponte das Tábuas e da aldeia de Balugães.

O diretor artístico da companhia de teatro, Cândido Sobreiro, resumiu que “a terra e o palco assumem-se como dois planos que são indissociáveis da sobrevivência espiritual do homem, mas também da natureza de um teatro comunitário que sempre foi feito do povo, para o povo, e a partir de uma ideia de pertença coletiva a um património imaterial comum”.

Para transformar este espetáculo de teatro comunitário de realização bienal num ponto de interesse do roteiro cultural do Caminho Português de Santiago de Compostela, foi criado um plano de comunicação para o evento, divulgando-o em língua inglesa junto dos Albergues de Peregrinos no Caminho Português de Santiago de Compostela e de outros promotores, instituições e plataformas.

Outra aposta para essa visibilidade foi a colocação de uma placa sinalética do evento nas imediações da Igreja Românica de São Martinho de Balugães que “informa os peregrinos sobre a realização do espetáculo de teatro comunitário e assinala o local numa conjugação de identidade, património e cultura”, adianta Cândido Sobreiro.

Fotos: TB/DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Nova “era” Keizer

Bem-haja, caros leitores do BnH. Jogou-se a 12ª jornada do Campeonato Nacional,

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima