Decorreu, no passado sábado, 05 de janeiro 2019, no Teatro Gil Vicente, o já habitual Concerto de Ano Novo pelos alunos do Conservatório de Música de Barcelos (CMB).
A preparação do Concerto começou em setembro (2018) e envolveu cerca de 150 alunos das várias formações musicais do Conservatório, como o coro Pequenos Cantores e Orquestra Sinfónica.
Com um repertório cuidadosamente selecionado para esta época do ano – passagem de ano – o CMB escolheu temas alegres e festivos, como valsas e coros de ópera, o que encantou o vasto público presente, arrebatando, no final, uma ovação em pé.
Durante o Concerto foi possível escutar a obra-prima de Johann Strauss, “Danúbio Azul”, que estreou em 1867 num baile de Carnaval. Muitos consideram a famosa valsa o hino nacional da Áustria.
O Concerto encerrou com a obra de J.Strauss, “Radetzky March”. Composta em 1848, em honra ao Marechal-de-campo austríaco Joseph Radetzky von Radetz, que na época comandava a repressão sobre as revoltas liberais. Hoje, a “Marcha” deve grande parte de sua popularidade ao Concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmónica de Viena.
No final, as palmas sincronizadas entre o público e os coros do CMB contribuíram de forma decisiva para alcançar o objetivo do CMB. Começar o ano com esperança e muita alegria.
Foto: DR.