Concerto de Quaresma pelo Conservatório de Música de Barcelos

Março 28, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura

No passado dia 24 de março, o Conservatório de Música de Música (CMB) realizou um Concerto de Quaresma na Igreja do Recolhimento da Casa Menino Deus. Este Concerto, o primeiro de um ciclo de concertos enquadrados neste período, teve como protagonistas alunos solistas e classes de conjunto do CMB, que apresentaram um programa variado com predominância da música sacra.




De forma a assinalar o ano mariano, foram interpretadas as “Ave Maria” de C. Franck e T. Vitoria pelo Coros SemiGaltom e Galtom respetivamente, juntando a este último o motete de A. Bruckner “Locus iste”. A obra de J.S. Bach enquanto “esqueleto” do programa tornou-se visível pela alternância dos momentos entre as obras do compositor de Leipzig e dos restantes compositores, primeiro com a ária “Ich folge dir” (Eu te seguirei), seguindo-se com a ária “Bist du bei mir” (Tu estás comigo) interpretadas pelas cantoras Cláudia Pereira e Tânia Macedo respetivamente.

007

A presença da obra de J.S. Bach no programa deste Concerto culminou com o exigente Concerto para dois Violinos e Orquestra BWV1043, que teve como solistas os alunos Joana Ribeiro e João Carvalho, com a Orquestra de Cordas CMB sob a direção do Prof. Jorge Teixeira, tendo sido a sua performance marcante pela sua complexidade e pela juvenilidade dos seus intérpretes, tanto dos elementos da orquestra como especialmente dos solistas.

011

O programa ficou completo com partes de duas obras simbólicas: a primeira o Sanctus, Benedictus e Agnus Dei, da Missa a 4 para Coro e Órgão, do compositor barcelense Miguel Ângelo Pereira e o Libera me e In Paradisum do Requiem op.48 de G. Fauré, obra que substanciou a temática do Concerto, tendo sido estes dois momentos interpretados pelo Coro do CMB e pelo Coro dos Pequenos Cantores do CMB.




No final, o público que encheu a Igreja manifestou, de forma expressiva, o seu agrado pelo momento musical que lhes foi presenteado, não só pela qualidade apresentada, mas também pela emoção vivida.

010

De referir que no próximo dia 31 de março, pelas 21:00, o CMB irá realizar um Concerto com as obras completas Requiem op.48 de G. Fauré e a Missa a 4 para Coro e Órgão do compositor barcelense Miguel Ângelo Pereira, no Pátio Luiz Costa, no Conservatório de Música de Barcelos, seguindo-se o último Concerto deste ciclo, no dia 02 de Abril, pelas 16:30, na Igreja Matriz de Barcelos.




Fonte e imagens: CMB.

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

mod-art-300-250.jpg

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

PUB

120x160-1_page-0001-e1670068727131.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Dia mundial da poesia

Armindo Cerqueira, natural da Vila de Prado, Vila Verde, é actor, encenador,

Ser mulher e ser cigana

Ana Patrícia Barroso, natural de Barcelos, mestre em Serviço Social pela Universidade
Ir Para Cima