Concerto “Fado Violado” no Teatro Gil Vicente

Janeiro 30, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

No próximo dia 09 de fevereiro, pelas 21h30, no Teatro Gil Vicente, realiza-se o concerto “Fado Violado”, um projeto que funde o Fado com o Flamenco, composto por Ana Pinhal e Francisco Almeida.



Ana Pinhal começa por se dedicar à canção Pop, à Bossa Nova e ao MPB de forma amadora, até integrar, em 2002 os coros de BOITEZULEIKA, com a qual viria a gravar o seu primeiro disco “Éramos assim”. O seu desejo de aprender mais leva-a a frequentar aulas de formação musical e canto. O primeiro contacto com o Cante Flamenco chega pela mão de Francisco Almeida, que por esta altura já andava “às voltas” com a guitarra. O profundo interesse por esta arte leva-a até Sevilha onde, durante três anos, estuda na Fundación Cristina Heeren.

É na capital andaluz que, talvez pela saudade, o fado conquista o coração de Ana Pinhal e que, da comunhão com a guitarra de Francisco Almeida, faz nascer “Fado Violado”. Com este grupo apresenta-se ao vivo em Portugal, Espanha, França e Holanda.

Já o seu companheiro de palcos, Francisco Almeida, começa a sua aventura musical ainda adolescente, integrando várias bandas de garagem, começando por tocar baixo elétrico e por cantar, mas foi com a guitarra que as suas primeiras canções se facilitaram. Aos 20 anos, a música torna-se opção profissional, os BOITEZULEIKA logravam algum êxito com “Cão muito mau” e os pedidos para concertos multiplicavam-se. Nesta altura, começa a levar o estudo da música e da guitarra mais a sério e em 2003 tem o primeiro contacto com a guitarra flamenca, tendo feito, mais tarde, vários workshops e master classes em Córdova e Sevilha. Aos 27 anos, ruma de novo a Sevilha, onde durante três anos estuda guitarra flamenca também na Fundación Cristina Heeren.

A entrada é paga (2€) e não está ao abrigo do Cartão Quadrilátero. Para mais informações, utilize o e-mail tgv@cm-barcelos.pt e/ou telf. 253809694.

Fonte e imagem: AB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima