A 16ª edição do evento contou com mais de 35 concorrentes
As varandas de Maria da Conceição Faria Durães Silva [Ndr: na foto de destaque], situadas no Largo da Igreja, em Barcelinhos, foram as grandes premiadas deste ano do concurso Barcelos Florido, notabilizadas pela inovação no tipo de flores utilizadas e pela harmonia e policromia da composição.
António Manuel Novo arrecadou o segundo lugar, com a sua composição situada no Largo da Igreja, em Barcelinhos e, em terceiro lugar, ficou a composição floral de Alzira Alves Costa, situado na Rua Miguel Bombarda, Barcelos.

“Para além do embelezamento das ruas e praças, o Concurso contribui para o envolvimento das pessoas com o local onde residem e permite uma maior valorização do património arquitetónico e natural. Estas composições são, aliás, elementos destacados nos registos fotográficos de quem visita a cidade e a freguesia de Barcelinhos. Por isso, as varandas floridas constituem já uma marca de identidade de Barcelos, juntamente com os jardins, fatores que incrementam a atratividade da cidade”, refere o Município em nota.
Este concurso procura, não só, implementar a atratividade destas áreas urbanas enquanto espaços de eleição para fruição turística, mas também a valorização estética e ambiental da cidade e “o embelezamento e a decoração das janelas e varandas com flores e plantas naturais”.
Quanto aos vencedores, além do público que pôde usufruir deste espetáculo florido, nesta edição de 2019, dividiram-se em vencedores individuais com 39 candidaturas e, desses inscritos, foram também consideradas candidaturas como “participantes coletivos” para o conjunto de moradores ao concurso de “melhor rua” e “melhor largo/campo”.
Quanto ao prémio de “melhor rua” a vencedora foi a Rua Miguel Bombarda, com o conjunto de moradores composto por: Alzira Alves Costa, Maria Natércia Pacheco, Maria Emília Vilas Boas da Silva e Residencial Kuarenta&um. Em relação ao “melhor largo/campo”, o premiado é o Largo da Igreja de Barcelinhos com o conjunto composto por: Maria da Conceição Faria Durães Silva, António Manuel Faria Ribeiro Novo e Maria Ricardina Garrido Mateus.

“O concurso Barcelos Florido tem contribuído para edificar Barcelos como cidade-jardim, celebrando o prazer de bem receber, tornando significativa a experiência de visita à cidade e seu envolvente, onde os seus jardins reforçam essa beleza das ruas, rotundas, largos e avenidas, em ações que engrandecem o espaço. Tem sido uma forma de divulgar, ao longo do ano, as ruas, praças e largos de forma relevante contribuindo para a qualidade dos espaços de quem visita Barcelos. As melhores fotos geradas por locais, turistas e peregrinos têm levado Barcelos com cores floridas aos quatro cantos do mundo”, conclui o Município.
Fonte e fotos: CMB.