Concurso Galo Assado está de volta a Barcelos

Outubro 2, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Restaurantes procuram o “Galo de Ouro”

O Concurso Galo Assado está de volta à mesa dos restaurantes do concelho. Entre os dias 12 e 14 de outubro, a iniciativa do Município de Barcelos, que vai na sua 13ª edição, convida a provar um dos pratos mais emblemáticos da tradição gastronómica do concelho, juntando treze restaurantes que vão procurar conquistar o “Galo de Ouro”.



Os restaurantes participantes vão confecionar e servir a sua melhor sugestão de galo assado, procurando incluir no prato elementos relacionados com a cultura, as tradições e a identidade da cozinha barcelense. O concurso, que pretende atrair apreciadores e curiosos aos espaços de restauração do concelho, conta com a participação de um júri composto por profissionais de reconhecido mérito, que irá provar as diversas iguarias a concurso e entregar prémios aos três primeiros classificados: Galo de Ouro, Prata e Bronze.

De entre as especialidades gastronómicas disponíveis para consumo está o galo recheado assado no forno, galo na forca, à Tia Alice, galo no espeto, recheado com castanhas à peregrino, recheado assado à moda de Barcelos, recheado no forno, recheado à Solar, à Taberna do Armindo, galo assado e à nossa moda.

Participam nesta edição os restaurantes: Bagoeira (Barcelos); Babette (Barcelos); Casa dos Arcos (Barcelos); Chuva (Barcelinhos); Dom Carlos (Silva); Galliano (Barcelos); Muralha (Barcelos); Pedra Furada (Pedra Furada); Pérola da Avenida (Barcelos); Solar Real (Barcelos); Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo); Taberna do Armindo (Remelhe) e Vera Cruz (Barcelos).

O Concurso Galo Assado tem como objetivo, de acordo com o Município, “dinamizar o setor da restauração em época baixa e constitui um argumento estratégico de afirmação de Barcelos no produto ‘Gastronomia’ na região do Porto e Norte. É também uma forma de capitalizar a imagem do galo de Barcelos para o setor da restauração e gastronomia. E é, ainda, um argumento estruturante para rememorar a lenda do galo e fortalecer a forte ligação do território barcelense e do seu contexto histórico à peregrinação a Santiago de Compostela, do qual a Lenda do Galo é um elemento estruturante”.

Ainda no âmbito do Concurso, no dia 13 de outubro, realiza-se a IV tertúlia “Peregrinando”, no Posto de Turismo. As inscrições decorrem até ao dia 11 de outubro, através de turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Fonte e imagens: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima