
Qualquer pessoa que tenha um smartphone, tablet, laptop ou mesmo um carro elétrico terá as baterias de iões de lítio degradadas ao longo do tempo. Cada vez que carregar e descarregar as baterias, elas perdem um pouco da capacidade de se recarregar. No dia-a-dia, realmente não irá notar, mas após um ano, ou um pouco mais, isso significa menos vida útil para o equipamento.
Como não viciar a bateria?
Todas as baterias viciam. Pode adiar esse momento com alguns cuidados de manutenção simples e tirando da cabeça alguns mitos sobre baterias que ainda persistem nos dias de hoje.
Tirar o telemóvel do carregador antes de terminar vicia?
Dependendo da situação: baterias de iões de lítio precisam ser carregadas várias vezes durante o dia, ao invés de um só carregamento que leve a bateria a 100%. Deve, também, evitar deixar a bateria chegar ao 0%, tentando sempre mantê-la acima de 50%. Tente não deixar a bateria ficar abaixo de 20%, e carregue cerca de 40% da bateria por vez (de 50% para 90% ou 40% para 80%). Evite cargas longas ou poderá prejudicar a vida útil da bateria.
Faça um ciclo completo da bateria mensalmente: isso significa deixar a bateria ir até 0% e carregar até 100%, uma vez por mês.
Deixar o telemóvel a carregar a noite toda vicia?
Não! Assim como não vicia usar o telemóvel enquanto carrega. As baterias são “inteligentes” o suficiente para parar de carregar quando chegam ao seu limite de carga. O único cuidado aqui é deixar o telemóvel num lugar ventilado, para evitar o superaquecimento.
Cuidado com altas temperaturas: as baterias não lidam bem com altas temperaturas. Pode ser o sol, fornos, fogões, o seu bolso num dia de verão. Todas estas situações contribuem para reduzir a vida útil da bateria. Mantenha sempre o seu telemóvel afastado dessas fontes de calor, como no interior de uma bolsa ou mochila feita de materiais isolantes térmicos.
Mexer no telemóvel enquanto carrega é perigoso?
Apenas se estiver a usar um carregador impróprio para o dispositivo, como um carregador de terceiros, falsificado, ou sem a amperagem correta para o smartphone. Isso pode até danificar a bateria permanentemente, ou causar explosões.
Se, mesmo a seguir todos estes conselhos, o desempenho da bateria for muito inferior ao verificado no momento da compra, é possível que ela se tenha deteriorado prematuramente ou que, mais provavelmente, o sistema tenha algum aplicativo ou processo em execução, provocando fuga de carga. Para o segundo caso, o melhor é restaurar totalmente o software e começar a instalar e configurar tudo a partir do zero.
Por: Diogo Sendim Lourenço*.
(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)